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Título: A percepção dos alunos sobre o clima motivacional dos professores de educação física
Autor(es): Cruz, Lucas Gonçalves Taveira da
Orientador(es): Santos, Cláudia Maria Goulart dos
Assunto: Motivação no trabalho
Professores de educação física
Data de apresentação: 2016
Data de publicação: 13-Fev-2019
Referência: CRUZ, Lucas Gonçalves Taveira da. A percepção dos alunos sobre o clima motivacional dos professores de educação física. 2016. 21 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Educação Física)—Universidade de Brasília, Brasília, 2016.
Resumo: O estudo tem como objetivo investigar o clima motivacional dos professores de duas escolas públicas e uma particular do Distrito Federal, e como a ênfase desses professores a determinadas metas influencia na orientação motivacional dos alunos. A amostra foi aplicada a 245 alunos, utilizando o questionário de percepção da ênfase nas metas do professor (PTEGQ) resultando em uma maior orientação a tarefa/maestria das aulas dos professores da escola particular, maior estimulação a aprovação social nos alunos do sexo masculino, maior orientação ao ego-aproximação nos homens e que os professores das escolas públicas desenvolvem mais o ego-evitação do que o professores da escola particular. Os fatores históricos e sociais podem contribuir para o maior desenvolvimento da aprovação social através do ego aproximação nos alunos do sexo masculino, mas também fatores como condições ruins de trabalho podem contribuir para os professores das escolas públicas desenvolverem mais o ego-evitação, pelo fato de estarem com baixo incentivo para trabalhar.
Abstract: The study aims to investigate the motivational climate of two public school teachers and one particular of the Federal District, and how the emphasis of these teachers to certain targets influences the motivational orientation of students. The sample was applied to 245 students, using the perception questionnaire emphasis on teacher goals (PTEGQ) resulting in a greater focus on task / mastery classes of private school teachers, greater stimulation social approval in male students, further guidance to ego-approach in men and teachers of public schools develop more self-avoidance than private school teachers. The historical and social factors may contribute to the further development of social approval through the ego approach in male students, but also factors such as poor working conditions can contribute to public school teachers develop more self-avoidance, because are low incentive to work.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação Física, 2016.
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