Utilize este link para identificar ou citar este item:
https://bdm.unb.br/handle/10483/21372
Título: | Tetraplegia e lazer : as mudanças na experiência do lazer para pessoas com restrições motoras |
Autor(es): | Fonseca, Iris Marques |
Orientador(es): | Athayde, Pedro Fernando Avalone |
Assunto: | Pessoas com deficiência física Quadriplegia |
Data de apresentação: | 7-Dez-2016 |
Data de publicação: | 12-Fev-2019 |
Referência: | FONSECA, Iris Marques. Tetraplegia e lazer: as mudanças na experiência do lazer para pessoas com restrições motoras. 2016. 60 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Educação Física)—Universidade de Brasília, Brasília, 2016. |
Resumo: | O presente estudo busca identificar as possíveis mudanças de percepção do conceito de lazer em indivíduos tetraplégicosna fase pós-lesão. Para tanto, a versão abreviada e em português do World Health Organization Quality of Life(WHOQOL-Bref) foi adaptada para melhor atender aos interesses da pesquisa. Em tradução livre, oInstrumento Abreviado de Avaliação da Qualidade de Vida da Organização Mundial de Saúde (WHOQOL-Bref) se utiliza de 26 perguntas dividas em cinco domínios distintos: qualidade de vida geral, físico, psicológico, relações sociaise meio ambiente. Dentro do domínio “meio ambiente” o próprio instrumento já trazia questões que tocavam o lazer; algumas delas foram adaptadas e outras foram criadas, objetivando identificar as novas percepções do lazer por parte dos sujeitos de pesquisa na fase pós-lesão. A pesquisa tem como objetivo analisar os dados obtidos através da aplicação do questionário e identificar dentro de quais das seis categorias de lazer propostas por Marcellino (1995) as novas práticas de lazer adotadas se encaixam: artísticos, intelectuais, esportivos, manuais, turísticos ou sociais. A análise propiciará que a Educação Física pense novos caminhos de atuação no campo do lazer junto aos indivíduos tetraplégicos. |
Informações adicionais: | Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação Física, 2016. |
Aparece na Coleção: | Educação Física
|
Este item está licenciado na Licença Creative Commons