Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/21372
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2016_IrisMarquesFonseca_tcc.pdf1,11 MBAdobe PDFver/abrir
Título: Tetraplegia e lazer : as mudanças na experiência do lazer para pessoas com restrições motoras
Autor(es): Fonseca, Iris Marques
Orientador(es): Athayde, Pedro Fernando Avalone
Assunto: Deficientes físicos
Quadriplegia
Data de apresentação: 7-Dez-2016
Data de publicação: 12-Fev-2019
Referência: FONSECA, Iris Marques. Tetraplegia e lazer: as mudanças na experiência do lazer para pessoas com restrições motoras. 2016. 60 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Educação Física)—Universidade de Brasília, Brasília, 2016.
Resumo: O presente estudo busca identificar as possíveis mudanças de percepção do conceito de lazer em indivíduos tetraplégicosna fase pós-lesão. Para tanto, a versão abreviada e em português do World Health Organization Quality of Life(WHOQOL-Bref) foi adaptada para melhor atender aos interesses da pesquisa. Em tradução livre, oInstrumento Abreviado de Avaliação da Qualidade de Vida da Organização Mundial de Saúde (WHOQOL-Bref) se utiliza de 26 perguntas dividas em cinco domínios distintos: qualidade de vida geral, físico, psicológico, relações sociaise meio ambiente. Dentro do domínio “meio ambiente” o próprio instrumento já trazia questões que tocavam o lazer; algumas delas foram adaptadas e outras foram criadas, objetivando identificar as novas percepções do lazer por parte dos sujeitos de pesquisa na fase pós-lesão. A pesquisa tem como objetivo analisar os dados obtidos através da aplicação do questionário e identificar dentro de quais das seis categorias de lazer propostas por Marcellino (1995) as novas práticas de lazer adotadas se encaixam: artísticos, intelectuais, esportivos, manuais, turísticos ou sociais. A análise propiciará que a Educação Física pense novos caminhos de atuação no campo do lazer junto aos indivíduos tetraplégicos.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação Física, 2016.
Aparece na Coleção:Educação Física



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons