Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/21371
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2016_IgorDaniloLeiteMartins_tcc.pdf714,03 kBAdobe PDFver/abrir
Título: O esporte da escola x o esporte na escola : contribuições para a educação física escolar
Autor(es): Martins, Igor Danilo Leite
Orientador(es): Behmoiras, Daniel Cantanhede
Assunto: Educação física escolar
Saúde escolar
Data de apresentação: 2016
Data de publicação: 12-Fev-2019
Referência: MARTINS, Igor Danilo Leite. O esporte da escola x o esporte na escola: contribuições para a educação física escolar. 2016. 53 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Educação Física)—Universidade de Brasília, Brasília, 2016.
Resumo: Este trabalho tem como objetivo analisar as influências do esporte na escola versus o esporte da escola na formação integral dos escolares e as contribuições desse mesmo para a Educação Física Escolar. Sabe-se que o esporte pode ser um grande agente promotor da saúde dependendo da forma como for utilizado, porém muitas vezes ele é utilizado dentro da escola no formato de alto rendimento, algo que se torna prejudicial para os alunos tanto no contexto social e cognitivo, quanto no contexto físico e da saúde dos mesmos. Porém esse não é o único responsável pelo suposto fracasso do esporte nas escolas, têm-se como responsáveis também a falta e o má investimento na educação e no esporte, a falta e má infraestrutura escolar para a pratica do mesmo, a falta e má formação dos professores para saberem administrarem situações problemas surgidas com a aplicação do esporte nas aulas de Educação Física, como a segregação de grupos de alunos, a criação de estereótipos e o má uso de metodologia. Por esses motivos o tema de estudo deste trabalho é o esporte da escola e as questões envolvidas entorno do mesmo. O trabalho usa a metodologia qualitativa onde se busca entender os fatores envolvidos além dos dados numéricos, por isso foi feita uma revisão bibliográfica acerca do tema, achando resultados favoráveis ao esporte e sua utilização na escola, porém quando se trata de esporte devemos sabe-lo utilizar de maneira adequada e essa é uma área que ainda requer mais estudos.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação Física, 2016.
Aparece na Coleção:Educação Física



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons