Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/21359
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2016_BarbaraFernandaSilvaDiniz_tcc.pdf455,03 kBAdobe PDFver/abrir
Título: A organização pedagógica do CIEF e a educação física no Distrito Federal
Autor(es): Diniz, Bárbara Fernanda Silva
Orientador(es): Costa, Felipe Rodrigues da
Assunto: Educação física
Data de apresentação: 2016
Data de publicação: 11-Fev-2019
Referência: DINIZ, Bárbara Fernanda Silva. A organização pedagógica do CIEF e a educação física no Distrito Federal. 2016. 27 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Educação Física)—Universidade de Brasília, Brasília, 2016.
Resumo: O Centro Interescolar de Educação Física, hoje conhecido como Centro Integrado de Educação Física de Brasília (CIEF) foi criado em 1977, para atender às demandas educacionais de três escolas dando suporte às seleções esportivas estudantis do DF que participavam de eventos regionais e nacionais. A criação do CIEF se dá durante o período do regime militar, quando o cenário político brasileiro passava por momentos conturbados, que poderiam implicar em mudanças nas diretrizes educacionais do CIEF. Esta pesquisa se justifica por contribuir com o desenvolvimento do campo da história da Educação Física e do Esporte no Distrito Federal, entendendo sobre a organização política, social e pedagógica do Centro Integrado de Educação Física. A proposta desse trabalho então é organizar parte da história do CIEF, analisar as influências sociais na organização pedagógica desse espaço esportivo-educacional, analisar ao longo de três décadas de 1970 a 2000, as profundas modificações políticas na relação educação física/esporte/escola, a construção do papel do professor, do treinador e a formação do aluno e do atleta e ainda traçar um paralelo sobre a essência formadora de atletas do CIEF e a sua contribuição no contexto do Distrito Federal. A metodologia se divide em dois momentos o primeiro é a analise documental que consiste na análise de documentos da organização do CIEF, o segundo momento consiste em entrevistas realizadas com sujeitos que participaram da história do CIEF. A seleção desses entrevistados foi através do método de amostragem Bola de Neve, que consiste na utilização de uma rede de amizades que existe entre os membros da amostra. O estudo relacionou a trajetória do CIEF com os acontecimentos mais significativos da época de sua criação, a influência política foi perceptível na organização estrutural do Centro. Na organização pedagógica é perceptível através das questões esportivas, pois o treinamento foi bastante difundido na escola, na organização das aulas a influência é pouco perceptível, pois quando os professores organizavam suas aulas seguiam um planejamento elaborado pelos mesmos, assim o CIEF sofreu muitas modificações no decorrer das décadas e o auge do seu funcionamento foi durante o Regime Militar.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação Física, 2016.
Aparece na Coleção:Educação Física



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons