Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/21352
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2016_AmandaAmaral_RayanaVilarouca_tcc.pdf934,24 kBAdobe PDFver/abrir
Título: A inatividade física dos pacientes diabéticos com sintomas depressivos
Autor(es): Amaral, Amanda Trivelli
Matias, Rayana Vilarouca Farias
Orientador(es): Dullius, Jane
Coorientador(es): Zaranza, Luciana
Assunto: Depressão
Diabéticos
Data de apresentação: 2016
Data de publicação: 8-Fev-2019
Referência: AMARAL, Amanda Trivelli; MATIAS, Amanda Trivelli. A inatividade física dos pacientes diabéticos com sintomas depressivos. 2016. 27 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Educação Física)—Universidade de Brasília, Brasília, 2016.
Resumo: A Diabetes é uma doença crônica onde o organismo possui resistência em utilizar a insulina ou quando há uma falha na produção de insulina pelo pâncreas. Um estudo em 2001 apontou que independente o tipo de diabetes ela aumenta em duas vezes o risco do transtorno depressivo. A atividade física é reconhecida como todo movimento corporal produzido devido à contração muscular que gera gasto energético, exerce influência significativa no combate e prevenção de diabetes e depressão. O objetivo da pesquisa é observar o impacto da inatividade física e suas consequências em pacientes diabéticos com possíveis sintomas depressivos. Também observar presumíveis interferências dessas doenças crônicas não transmissíveis uma na outra e propor alternativas para prevenção e tratamento de ambas relacionadas à atividade física. Este é um estudo transversal de caráter qualiquantitativo e observacional, composto da população de adultos portadores de diabetes que tenham entre 20 e 75 anos e frequentam centros de saúde do Distrito Federal. A amostra colhida foi de 38 indivíduos onde foram incluídos 31 indivíduos, sendo 19 homens e 12 mulheres. Foram utilizados dois questionários, o instrumento 20 adaptado, e o questionário abreviado do WHOQOL-BREF. As faixas etárias acima de 45 anos mostram uma possível associação entre as três variáveis estudadas, pois demostraram os piores resultados. É possível inferir que a inatividade física ou a baixa adesão a pratica de exercícios físicos regular resultam em um pior controle glicêmico na vida dos indivíduos, que geram a diabetes e até mesmo um desequilíbrio da psique.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação Física, 2016.
Aparece na Coleção:Educação Física



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons