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Título: Treinamento resistido e o crescimento longitudinal de crianças : uma revisão sistemática
Autor(es): Souza, Alisson Alves de
Orientador(es): Oliveira, Ricardo Jacó de
Coorientador(es): Vieira, Amilton
Assunto: Exercícios físicos para crianças
Crianças - crescimento
Data de apresentação: 2016
Data de publicação: 8-Fev-2019
Referência: SOUZA, Alisson Alves de. Treinamento resistido e o crescimento longitudinal de crianças: uma revisão sistemática. 2016. 17 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Educação Física)—Universidade de Brasília, Brasília, 2016.
Resumo: Estudos têm demonstrado que o exercício físico extenuante pode gerar estresse excessivo capaz de prejudicar o crescimento longitudinal, em contrapartida outros estudos demonstram que o exercício físico quando praticado em intensidade moderada, pode favorecer o crescimento longitudinal. Dessa forma, o objetivo do presente estudo foi fazer uma revisão sistemática da literatura a cerca dos efeitos do treinamento resistido sobre o crescimento longitudinal de crianças. A busca bibliográfica foi realizada nas bases de dados PubMed e SciELO. Os artigos foram elegíveis para análise caso fossem estudos clínicos randomizados, que abordassem efeitos do crescimento longitudinal em crianças de ambos os sexos de cinco a doze anos, ou que fossem consideradas pré-púberes segundo a escala Tanner e que realizaram algum programa de treinamento resistido. A busca bibliográfica resultou em 137 estudos. Uma busca adicional feita nas referências de estudos selecionados resultou no acréscimo de mais dez artigos. Os 147 estudos encontrados foram submetidos a uma análise preliminar inicial que resultou na exclusão de 127 estudos por não atenderem algum dos critérios estabelecidos. Os 20 estudos remanescentes foram minuciosamente analisados, resultando na exclusão de mais sete estudos. Finalmente, 13 estudos foram incluídos nesta revisão. Os estudos demonstraram que o treinamento resistido bem planejado e supervisionado não prejudica o crescimento longitudinal de crianças, não aumenta a incidência de lesões e melhora a aptidão física. Os resultados indicam que o treinamento resistido leve ou moderado, pode estimular o crescimento e deve ser incentivado. Contudo, estudos de maior duração (5> meses) ainda são necessários, uma vez que apenas quatro dos estudos foram de duração suficiente para uma avaliação adequada dos ganhos de estatura.
Abstract: Studies have shown that strenuous physical exercise can generate excessive stress capable of impairing longitudinal growth, in contrast, other studies show that physical exercise when practiced at moderate intensity may favor longitudinal growth. Thus, the objective of the present study was to systematically review the literature about the effects of resistance training on the longitudinal growth of children. The bibliographic search was performed in PubMed and SciELO databases. The articles were eligible for analysis if they were randomized clinical trials that addressed the effects of longitudinal growth in children of both sexes from five to twelve years of age or who were considered pre-pubertal according to the Tanner scale and who underwent some resistance training program. The literature search resulted in 137 studies. An additional search in the references of selected studies resulted in the addition of ten more articles. The 147 studies found were submitted to an initial preliminary analysis that resulted in the exclusion of 127 studies because they did not meet any of the established criteria. The remaining 20 studies were thoroughly analyzed, resulting in the exclusion of seven further studies. Finally, 13 studies were included in this review. Studies have shown that well-planned and supervised resistance training does not impair the longitudinal growth of children, does not increase the incidence of injuries, and improves physical fitness. The results indicate that mild or moderate resistance training can stimulate growth and should be encouraged. However, longer studies (5> months) are still needed, since only four of the studies were of sufficient duration for an adequate assessment of height gains.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação Física, 2016.
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