Campo Dublin Core | Valor | Língua |
dc.contributor.advisor | Oliveira, Alessandro Borges de Sousa | - |
dc.contributor.author | Galvão, Lucas Silva Rodrigues | - |
dc.identifier.citation | GALVÃO, Lucas Silva Rodrigues. Melhoria de desempenho de chassi tipo Fórmula Monoposto para Track Day. 2018. 181 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Engenharia Automotiva) — Universidade de Brasília, Brasília, 2018. | pt_BR |
dc.description | Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade UnB Gama, 2018. | pt_BR |
dc.description.abstract | A função majoritária de qualquer chassi automotivo é unir os demais componentes do veículo interligando as partes como um suporte, tornando possível que todos os subsistemas trabalhem em conjunto. A qualidade de um chassi, especialmente de veículos de cunho esportivo, está diretamente ligada, à análise de rigidez torcional longitudinal de sua estrutura. Esse parâmetro na dinâmica veicular é um dos mais importantes para um chassi automotivo. Um chassi bem rígido permite, por exemplo, que os sub conjuntos da suspensão e da direção do veículo possam trabalhar livremente sem associar a eles as variações oriundas da deformação da estrutura. Um chassi basicamente sofre três tipos de deformação: torção longitudinal, flexão vertical e flexão lateral. Na realidade o chassi experimenta a combinação dos três tipos de deformação, a mais conhecida é a flexo-torção. Como forma de compreender o modo como as ferramentas virtuais de análise e desenvolvimento podem auxiliar na obtenção e na melhoria da qualidade torcional da rigidez de um chassi automotivo, este trabalho foi desenvolvido tendo como objeto de estudo o chassi de um veículo protótipo do tipo Fórmula monoposto a ser usado em eventos de Track Day. O trabalho consiste na aplicação sobre a estrutura do veículo objeto de estudo as análises: estática, flexo-torção, modal e de deflexão para cálculo de sua rigidez torcional em âmbito virtual. Como forma de validar o método virtual de obtenção da rigidez torcional, uma bancada de rigidez para teste físico foi utilizada, bem como o desenvolvimento de versões reforçadas do chassi original para melhor compreensão dos resultados encontrados. A aplicação de barras e elementos de travamento podem conferir, se bem localizados, a uma estrutura como um chassi automotivo, uma melhor qualidade no que se refere a rigidez torcional e resistência. | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject.keyword | Automóveis - projetos e construção | pt_BR |
dc.title | Melhoria de desempenho de chassi tipo Fórmula Monoposto para Track Day | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Bacharelado | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2019-02-08T11:51:25Z | - |
dc.date.available | 2019-02-08T11:51:25Z | - |
dc.date.submitted | 2018-11-22 | - |
dc.identifier.uri | http://bdm.unb.br/handle/10483/21345 | - |
dc.language.iso | Português | pt_BR |
dc.contributor.advisorco | Khalil, Saleh Barbosa | - |
dc.description.abstract1 | The major function of any automotive chassis is to join the other components of the vehicle interconnecting the parts as a support, making it possible for all subsystems to work together. The quality of a chassis, especially of sports vehicles, is directly linked to the longitudinal torsional stiffness analysis of its structure. This parameter in vehicle dynamics is one of the most important for an automotive chassis. A very rigid chassis allows, for example, that the subassemblies of the suspension and the steering of the vehicle can work freely without associating to them the variations arising from the deformation of the structure. A chassis basically suffers three types of deformation: longitudinal torsion, vertical flexion and lateral flexion. In fact, the chassis experiences the combination of the three types of deformation, the best known is flexo-torsion. As a way of understanding how virtual analysis and development tools can help to obtain and improve the torsional quality of the rigidity of an automotive chassis, this work was developed with the purpose of studying the chassis of a prototype vehicle of the single-seat Formula type to be used in Track Day events. The work consists in applying the static, flexo-torsion, modal and deflection analysis to the calculation of its torsional stiffness in a virtual environment. As a way of validating the virtual method of obtaining torsional stiffness, a stiffness bench for physical testing was used, as well as the development of reinforced versions of the original chassis to better understand the results found. The application of bars and locking elements can confer, if well located, a structure such as an automotive chassis, a better quality with regard to torsional stiffness and strength. | pt_BR |
Aparece na Coleção: | Engenharia Automotiva
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