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Título: Quantificação da vibração em motoristas e passageiros em veículos automotivos de passeio
Autor(es): Ramos, Lais Lilian Lopes
Orientador(es): Nunes, Maria Alzira de Araújo
Assunto: Vibração
Data de apresentação: 28-Nov-2018
Data de publicação: 8-Fev-2019
Referência: RAMOS, Lais Lilian Lopes. Quantificação da vibração em motoristas e passageiros em veículos automotivos de passeio. 2018. 73 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Engenharia Automotiva)—Universidade de Brasília, Brasília, 2018.
Resumo: O aumento do tempo que o brasileiro passa no trânsito, Estadão (2016) aliado ao avanço e benefícios, (BRASILIENSE, 2018), do uso de aplicativos de transporte privado como: Uber, Televo, Cabify entre outros, podem acarretar em um acesso mais fácil a locomoção por veículos de passeio, os quais são considerados fonte de vibração para seus passageiros e motoristas que podem ser danosas a saúde física e mental. Atento a estes fatos o presente trabalho aplica normas internacionais ISO 2631-1, 5349-1 e normas nacionais NHO 09 E NHO 10 para o estudo das vibrações de corpo inteiro (VCI) e conjunto mão-braço (VBM), analisou-se quatro casos de exposição dispostos em : caso 1A (VCI), caso 1B(VBM), caso 2 e caso 3. Foram medidos experimentalmente as vibrações em cinco posições diferentes são elas: motorista, passageiro frontal, passageiro traseiro direito e passageiro traseiro esquerdo em três modelos diferentes de veículos. Os resultados foram discutidos através de comparações entre os casos e localização da posição ou das posições em que os usuários destes veículos estão mais expostos ou menos expostos a níveis de vibração, foram utilizadas as normas NHO 09 e NHO 10 para análise dos níveis de exposição à vibração, pois estas apresentam tabelas que estipulam valores de aceleração de exposição normalizadas aceitáveis, acima do nível de ação, zona de incerteza e acima do limite de exposição. Os dados são apresentados em tabelas e gráficos que auxiliam na visualização dos valores observados de aceleração.
Abstract: The increase in the time spent by the Brazilian in traffic combined with the advancement and benefits of the use of private transportation applications such as Uber, Televo, Cabify and others, may lead to easier access to vehicles which are considered a source of vibration for their passengers and drivers that can be harmful to physical and mental health. Attention to these facts, the present work applies ISO 2631-1, 5349-1 and national standards NHO 09 e NHO 10 for the study of the whole body vibrations (VCI) and handarm assembly (VBM), case 1A (VCI), case 1B (VBM), case 2 and case 3. The vibrations were measured experimentally in five different positions: driver, front passenger, right rear passenger and left rear passenger in three different models of vehicles. The results were discussed through comparisons between the cases and location of the position or positions in which the users of these vehicles are more exposed or less exposed to vibration levels, the NHO 09 and NHO 10 standards were used to analyze the levels of exposure to vibration because they have tables that provide acceptable normalized acceleration values like : above the action level, uncertainty zone and above the exposure limit. The data are presented in tables and graphs that help in the visualization of the observed values of acceleration.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade UnB Gama, 2018.
Aparece na Coleção:Engenharia Automotiva



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