Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/21315
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2018_MonicaFazzolinoPinto_tcc.pdf22,14 MBAdobe PDFver/abrir
Título: Olhos D’Água/GO entre tempos
Autor(es): Pinto, Monica Fazzolino
Orientador(es): Brasileiro, Iara Lucia Gomes
Assunto: Escola Experimental de Olhos D'Água-GO
Fazzolino, Sinclei (1940-1988)
Turismo de Base Comunitária
Data de apresentação: 5-Dez-2018
Data de publicação: 5-Fev-2019
Referência: PINTO, Monica Fazzolino. Olhos D’Água/GO entre tempos. 2018. 127 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Turismo)—Universidade de Brasília, Brasília, 2018.
Resumo: A pesquisa histórica exploratória de abordagem qualitativa foi realizada por meio, principalmente, de levantamento documental e estudo de campo para recuperar e preservar a memória referente às experiências educacionais e culturais realizadas em Olhos D’Água/GO no período de 1978 a 1984. A proposta diferenciada de educação na Escola Experimental, idealizada por Sinclei Fazzolino, engloba a relação de interdependência entre a comunidade e o meio ambiente integrando ao currículo escolar práticas da cultura tradicional (modos de ser e fazer) local sem esquecer-se das diferentes realidades existentes. O envolvimento participativo da comunidade aconteceu por meio de Oficinas e ações da APMA – Associação de Pais, Mestres e Amigos de Olhos D’Água e dos Projetos de Integração Escola – Comunidade. Por meio de análises desses processos e do desenvolvimento da localidade ao longo do tempo, percebe-se a possibilidade de aproveitar as experiências passadas como possível recurso para o planejamento estratégico do turismo de base comunitária de modo sustentável / sistêmico na localidade turística.
Abstract: Exploratory historical research of qualitative approach took place through mostly of documentary survey and field study to recover and preserve the memory related to educational and cultural experiences in Olhos D'Água/GO from 1978 to 1984.The differentiated education proposal in the Experimental School, designed by Sinclei Fazzolino encompasses the relationship of interdependence between the community and the environment integrating the curriculum school practices of traditional culture (ways of being and doing) location without forgetting the different existing realities. Participatory community involvement was through workshops and actions of the APMA - Association of Parents, Teachers and Friends of Olhos D'Água and Integration Projects: School - Community. Through analysis of these processes and the development of the locality over time, it is possible to take advantage of past experiences as a possible resource for the strategic planning of community-based tourism in a sustainable / systemic way in the tourist locality.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Centro de Excelência em Turismo, 2018.
Aparece na Coleção:Turismo



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons