Utilize este link para identificar ou citar este item:
https://bdm.unb.br/handle/10483/21315
Título: | Olhos D’Água/GO entre tempos |
Autor(es): | Pinto, Monica Fazzolino |
Orientador(es): | Brasileiro, Iara Lucia Gomes |
Assunto: | Escola Experimental de Olhos D'Água-GO Fazzolino, Sinclei (1940-1988) Turismo de Base Comunitária |
Data de apresentação: | 5-Dez-2018 |
Data de publicação: | 5-Fev-2019 |
Referência: | PINTO, Monica Fazzolino. Olhos D’Água/GO entre tempos. 2018. 127 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Turismo)—Universidade de Brasília, Brasília, 2018. |
Resumo: | A pesquisa histórica exploratória de abordagem qualitativa foi realizada por meio,
principalmente, de levantamento documental e estudo de campo para recuperar e
preservar a memória referente às experiências educacionais e culturais realizadas em
Olhos D’Água/GO no período de 1978 a 1984. A proposta diferenciada de educação na
Escola Experimental, idealizada por Sinclei Fazzolino, engloba a relação de
interdependência entre a comunidade e o meio ambiente integrando ao currículo escolar
práticas da cultura tradicional (modos de ser e fazer) local sem esquecer-se das
diferentes realidades existentes. O envolvimento participativo da comunidade aconteceu
por meio de Oficinas e ações da APMA – Associação de Pais, Mestres e Amigos de
Olhos D’Água e dos Projetos de Integração Escola – Comunidade. Por meio de análises
desses processos e do desenvolvimento da localidade ao longo do tempo, percebe-se a
possibilidade de aproveitar as experiências passadas como possível recurso para o planejamento estratégico do turismo de base comunitária de modo sustentável /
sistêmico na localidade turística. |
Abstract: | Exploratory historical research of qualitative approach took place through mostly of
documentary survey and field study to recover and preserve the memory related to
educational and cultural experiences in Olhos D'Água/GO from 1978 to 1984.The
differentiated education proposal in the Experimental School, designed by Sinclei
Fazzolino encompasses the relationship of interdependence between the community and
the environment integrating the curriculum school practices of traditional culture (ways
of being and doing) location without forgetting the different existing realities.
Participatory community involvement was through workshops and actions of the
APMA - Association of Parents, Teachers and Friends of Olhos D'Água and Integration
Projects: School - Community. Through analysis of these processes and the
development of the locality over time, it is possible to take advantage of past
experiences as a possible resource for the strategic planning of community-based
tourism in a sustainable / systemic way in the tourist locality. |
Informações adicionais: | Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Centro de Excelência em Turismo, 2018. |
Aparece na Coleção: | Turismo
|
Este item está licenciado na Licença Creative Commons