Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/21271
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2018_PryscilaGabrigFerreira_tcc.pdf4,26 MBAdobe PDFver/abrir
Título: Análise do processo de implantação do plano de cuidado : sistematização da experiência a partir dos Estágios Curriculares em Saúde Coletiva na Região de Saúde Leste do Distrito Federal
Autor(es): Ferreira, Pryscila Gabrig
Orientador(es): Rocha, Dais Gonçalves
Assunto: Doenças crônicas
Rede de Atenção à Saúde (RAS)
Data de apresentação: Dez-2018
Data de publicação: 28-Jan-2019
Referência: FERREIRA, Pryscila Gabrig. Análise do processo de implantação do plano de cuidado: sistematização da experiência a partir dos Estágios Curriculares em Saúde Coletiva na Região de Saúde Leste do Distrito Federal. 2018. 85 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Saúde Coletiva)—Universidade de Brasília, Brasília, 2018.
Resumo: Este Trabalho de Conclusão de Curso é um relatório técnico sobre a experiência dos Estágios Curriculares de Saúde Coletiva no Ambulatório de Atenção Especializada em Hipertensão e Diabetes (AAE) da Região de Saúde Leste do Distrito Federal. Ao trazer elementos facilitadores e limitantes ao cuidado coordenado, o estudo pretende contribuir com tomada de decisões e desenvolvimento de práticas de saúde que reduzam a fragmentação do cuidado e atendam às necessidades de saúde da população. Objetivou-se sistematizar a experiência do Estágio no AAE priorizando a implantação do Plano de Cuidado, instrumento de trabalho coletivo da equipe. Os procedimentos metodológicos foram análise observacional e documental, a partir de uma abordagem qualitativa utilizando os seguintes eixos de análise: apoio institucional, acesso ao AAE na Rede de Atenção à Saúde (RAS), instrumento de trabalho – Plano de Cuidado, trabalho em equipe, apoio matricial e articulação da RAS com outras redes. A integração das RASs é um desafio o para Atenção Primária à Saúde e o AAE. A fragmentação do serviço é confrontada com dispositivos de coordenação assistencial. Ao conhecer o território, as necessidades da população, os processos de trabalho, seus fluxos, desafios e potencialidades, podem ser desenvolvidos mecanismos de articulação e continuidade do cuidado. Dessa forma, a rede é fortalecida e estruturada. Algumas orientações ao AAE: continuidade de ações de Educação Permanente e apoio matricial; incentivo de produções e sistematizações das instituições de saúde e a utilização dessas trocas de experiências; construção de protocolos clínicos de Atenção Especializada; estabelecimento de parcerias e adaptação de ações e práticas às necessidades da população; adequação da linguagem técnica de saúde; favorecer a consolidação o campo de atuação do sanitarista no sistema de saúde; e pactuar parcerias de ensino-serviço para assistência integral à saúde da população.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Ciências da Saúde, Departamento de Saúde Coletiva, 2018.
Aparece na Coleção:Saúde Coletiva - Campus Darcy Ribeiro



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons