Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/21247
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2018_VictoriaBaggiDeMendonçaLauria_tcc.pdf1,45 MBAdobe PDFver/abrir
Título: Percepção do risco quanto à presença de resíduos e contaminantes químicos em alimentos por diferentes grupos populacionais do Distrito Federal
Autor(es): Lauria, Victoria Baggi de Mendonça
Orientador(es): Caldas, Eloísa Dutra
Assunto: Alimentos - contaminação
Agrotóxicos
Produtos orgânicos
Data de apresentação: 2018
Data de publicação: 25-Jan-2019
Referência: LAURIA, Victoria Baggi de Mendonça. Percepção do risco quanto à presença de resíduos e contaminantes químicos em alimentos por diferentes grupos populacionais do Distrito Federal. 2018. 84 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Farmácia)—Universidade de Brasília, Brasília, 2018.
Resumo: A segurança dos alimentos tem ganhado relevância nas últimas décadas em virtude do aumento das exigências dos consumidores com relação à qualidade de um alimento. Todavia, a compreensão da percepção do consumidor em relação aos diferentes riscos a que está sujeito em sua alimentação é limitada no Brasil. Este estudo objetivou avaliar a percepção de risco quanto à presença de resíduos e contaminantes químicos em alimentos por diferentes grupos populacionais do Distrito Federal via questionário objetivo. No período de abril a setembro de 2018, foram entrevistados 100 pacientes ambulatoriais do Hospital Universitário de Brasília, 100 estudantes de universidades públicas e privadas e 100 consumidores em supermercados e hipermercados da região. Mais de 80% dos entrevistados consideram o alimento como uma possível fonte de risco para a saúde, possuindo elevada e/ou razoável preocupação com a presença de substâncias químicas nos alimentos. Entre 52 e 59% deles ouviram falar nos últimos 7 dias que alimentos podem fazer mal à saúde devido à presença dessas substâncias. Consumidores são os que mais consomem alimentos orgânicos (74%). Mais de 80% da população consideram que os agrotóxicos podem causar câncer, e 23% dos pacientes tiveram sintomas ou doenças causadas pelo consumo de alimentos contaminados. Mais de 75% dos pacientes sempre lavam os alimentos para remoção de agrotóxicos. A maioria dos estudantes sabe o que significa o símbolo T e 30% deles não acham relevante deixar de consumir alimentos transgênicos. Mais de 50% dos entrevistados se preocupam com a maioria dos riscos, principalmente metais pesados (88%) e agrotóxicos/pesticidas/defensivo agrícola (82-88%). Entre 36 e 42% não souberam opinar sobre os riscos de micotoxinas. Cerca de 90% dos entrevistados mostram um alto grau de confiança nas informações fornecidas por profissionais de saúde, cientistas e universidades, e o nível de confiança da população é similar quando a fonte é a mídia ou o governo (38-41%). Mais da metade da população (58%) julga como baixo ou muito baixo o desempenho dos órgãos de governo responsáveis por garantir a segurança química dos alimentos. Dessa forma, ações voltadas para a garantia da segurança química dos alimentos devem ser executadas de forma mais eficiente pelos órgãos de governo. A compreensão da percepção de risco da população pode auxiliar na melhoria das políticas de comunicação risco e no aumento da confiança da população e avaliação de desempenho dos órgãos governamentais responsáveis.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Ciências da Saúde, 2018.
Aparece na Coleção:Farmácia - Campus Darcy Ribeiro



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons