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https://bdm.unb.br/handle/10483/21244
Título: | A integração ensino-serviço-comunidade na perspectiva das novas Diretrizes Curriculares do curso de Farmácia |
Autor(es): | Braz, Mariana Aragão |
Orientador(es): | Gerlack, Letícia Farias |
Coorientador(es): | Santana, Rafael Santos |
Assunto: | Sistema Único de Saúde (Brasil) Educação em saúde |
Data de apresentação: | 2018 |
Data de publicação: | 24-Jan-2019 |
Referência: | BRAZ, Mariana Aragão. A integração ensino-serviço-comunidade na perspectiva das novas Diretrizes Curriculares do curso de Farmácia. 2018. 39 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Farmácia)—Universidade de Brasília, Brasília, 2018. |
Resumo: | Saúde é um direito de todos e que é dever do Estado disponibilizar acesso igualitário. Tendo em vista a necessidade de profissionais atuando nessa área, o Ministério da Saúde busca incentivar uma formação acadêmica articulada entre saúde e educação. O Programa de Educação pelo Trabalho para a Saúde PET-Saúde (GraduaSUS) é um exemplo disso, pois insere o discente no Sistema Único de Saúde. Com isto, o aluno tem contato com ensino-serviço-comunidade, adquirindo novas experiências e disseminando conhecimentos prévios. Este trabalho descreve as atividades do programa GraduaSUS dentro da Universidade de Brasília, relatando se as atividades abrangem as competências relatadas nas novas DCN’s do curso de farmácia. Relata também se o currículo atual está de acordo com as novas Diretrizes. 45,31 % da carga horária do curso é de disciplinas da área de farmácia; 27,78 % da carga horária é de estágios curriculares. As DCN’s de 2002 e 2017 possuem alguns pontos convergentes e divergentes. As atividades desenvolvidas no GraduaSUS contemplam muitas competências abordadas nas Diretrizes. Há necessidade de mudança curricular para contemplar o que é preconizado nas DCNs. |
Abstract: | Health is a right of everyone and that it is the duty of the State to provide equal access. Considering the need for professionals working in this area, the Ministry of Health seeks to encourage an articulated academic formation between health and education. The Health Work Education Program PET-Saúde (GraduaSUS) is an example of this, since it inserts the student into the Brazilian National Health System (SUS). With this, the student has contact with teaching-service-community, acquiring new experiences and disseminating previous knowledge. This work describes the activities of the GraduaSUS program within the University of Brasília, reporting if the activities cover the competencies reported in the new DCNs of the pharmacy course. I also reports whether the current curriculum is in line with the new Guidelines. 45,31 % of the course hours is from pharmacy disciplines; 27,78 % of the course hours is curricular interships. The DCNs of 2002 and 2017 have some convergent and divergent points. The activities developed in GraduaSUS contemplate many competencies described in the Guidelines. There is a need for curricular change to contemplate what is advocated in the DCNs. |
Informações adicionais: | Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Ciências da Saúde, 2018. |
Aparece na Coleção: | Farmácia - Campus Darcy Ribeiro
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