Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/2123
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2011_DéboraFreitasdeFariasdaSilva.pdf973,59 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Competências de profissionais do ensino fundamental de uma escola pública do DF : um estudo em um projeto de ciências
Autor(es): Silva, Débora Freitas de Farias da
Orientador(es): Barem, Débora Dorneles
Assunto: Competências individuais
Professores - formação
Ciências - estudo e ensino
Data de apresentação: 12-Jul-2011
Data de publicação: 28-Out-2011
Referência: SILVA, Débora Freitas de Farias da. Competências de profissionais do ensino fundamental de uma escola pública do DF: um estudo em um projeto de ciências. 2011. 77 f. Monografia (Bacharelado em Administração)-Universidade de Brasília, Brasília, 2011.
Resumo: Utilizando como base o tema competências, a pesquisa tem como principal objetivo descrever as competências e lacunas existentes dos profissionais de educação de uma instituição de ensino pública do Distrito Federal para a realização de um projeto da Secretaria de Educação. Analisou-se o conceito de competência, abordando também os tópicos competência profissional, competência coletiva e competência individual, além da formação dos professores no Brasil ao longo do tempo e as competências específicas da profissão. A pesquisa possui enfoque misto, sendo os dados coletados, por meio de questionário aplicado individualmente aos 17 participantes da pesquisa, utilizando-se da entrevista pessoal, com a finalidade de descrever a realidade vivida no local no que diz respeito à competências dos profissionais envolvidos com o projeto. Após a coleta das informações, utilizou-se o software SPSS para a interpretação das mesmas. A análise realizada revela que, das 15 competências listadas no questionário, 10 são desenvolvidas pelos professores e existe a lacuna de 5 competências relacionadas. As competências relacionadas no questionário são fundamentais para que o educador atingir a excelência de seu desempenho profissional, de acordo com a literatura. Conclui-se, portanto, que as competências com maior freqüência de respostas positivas, ou seja, quando os profissionais concordaram ser competentes em relação ao item discutido fazem parte da realidade dos profissionais de formais mais expressiva quantitativamente do que a lacuna de competências existentes entre eles. Os resultados do presente estudo permitirão à instituição de ensino utilizar-se das competências listadas, além de observar as lacunas de competências existentes entre seus profissionais.
Informações adicionais: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade, Departamento de Administração, 2011.
Aparece na Coleção:Administração



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons