Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/21226
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2018_SabrinaKellyFerreiraDias_tcc.pdf705,47 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Avaliação da aplicação do vazio sanitário na cultura da soja no manejo da ferrugem-asiática no Distrito Federal e entorno
Autor(es): Dias, Sabrina Kelly Ferreira
Orientador(es): Fagioli, Marcelo
Assunto: Lavoura
Soja - doenças e pragas
Data de apresentação: Jul-2018
Data de publicação: 23-Jan-2019
Referência: DIAS, Sabrina Kelly Ferreira. Avaliação da aplicação do vazio sanitário na cultura da soja no manejo da ferrugem-asiática no Distrito Federal e entorno. 2018. 58 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Agronomia)—Universidade de Brasília, Brasília, 2018.
Resumo: A ferrugem asiática da soja tem sido um dos principais entraves do produtor, desde a sua chegada ao Brasil tem se tornado uma das doenças de maior importância para a sojicultora devido ao seu alto potencial destrutivo. O presente trabalho teve como objetivo a realização de uma pesquisa avaliando informações do serviço de fiscalização agropecuária e de produtores rurais referentes à aplicação do vazio sanitário da soja no manejo da ferrugem-asiática no Distrito Federal e Entorno. A pesquisa foi realizada em 30 propriedades rurais compreendendo as regiões do Distrito Federal e entorno. O levantamento de dados para a pesquisa foi feito através de questionário semiestruturado aplicado aos produtores. As informações obtidas foram analisadas e submetidas ao programa de tabulação de dados Microsoft Excel. Foi possível concluir que a medida do vazio sanitário tem se revelado uma estratégia indispensável no manejo da ferrugem-asiática. O comprometimento do produtor rural com a adoção do vazio sanitário, assim como seu nível de conhecimento em relação ao manejo da doença, afeta diretamente a cadeia produtiva da soja. Os sojicultores do Distrito Federal e entorno têm se mostrado conscientes quanto à importância do vazio sanitário e das atividades de fiscalização agropecuária.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Agronomia e Medicina Veterinária, 2018.
Aparece na Coleção:Agronomia



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons