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2018_NathaliaIngridSantosMarrocos_tcc.pdf1,32 MBAdobe PDFver/abrir
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dc.contributor.advisorOliveira, Rodrigo Vidal-
dc.contributor.authorMarrocos, Nathalia Ingrid Santos-
dc.identifier.citationMARROCOS, Nathalia Ingrid Santos. Carne bovina voltado para o mercado gourmet: revisão. 2018. 39 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Agronomia)—Universidade de Brasília, Brasília, 2018.pt_BR
dc.descriptionTrabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Agronomia e Medicina Veterinária, 2018.pt_BR
dc.description.abstractObjetivou-se com esse trabalho realizar uma revisão sobre os aspectos de relevância de carne bovina voltado para o mercado gourmet, visto que houve um crescente aumento dessa produção no Brasil. O consumidor moderno se preocupa com a qualidade do produto, é mais exigente e por isso o mercado deve oferecer respostas rápidas para este nicho.A partir disso, buscou-se realizar uma revisão sobre a produção de carne de bovinos com alta qualidade, voltado para o mercado gourmet. A qualidade da carne é fator influenciador no mercado nacional e internacional. O Brasil detém cerca de 17% da produção mundial de carne bovina, podendo ultrapassar os EUA; e apesar de ser conceituado em exportações, a qualidade da carne brasileira ainda é questionada. No intuito de avaliar os aspectos que definem a qualidade da carne, foi elaborada uma análise bibliográfica acerca dos atributos exigidos para uma carne ser considerada gourmet, tais como:maciez, cor, suculência, marmoreio. Além disso, fatores como raças especializadas para produção de carne, selos de qualidade, rastreabilidade e agregação de valor, também influenciam esse mercado.pt_BR
dc.formatMonografia de Graduaçãopt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subject.keywordCarne - qualidadept_BR
dc.subject.keywordBovino de cortept_BR
dc.titleCarne bovina voltado para o mercado gourmet : revisãopt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Bachareladopt_BR
dc.date.accessioned2019-01-23T10:54:11Z-
dc.date.available2019-01-23T10:54:11Z-
dc.date.submitted2018-07-
dc.identifier.urihttp://bdm.unb.br/handle/10483/21223-
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.description.abstract1The objective of this study was to carry out a review of the relevant aspects of the Brazilian meat towards the gourmet market, since it is noted a growing increase of this kind of production in Brazil. The modern consumer grows concerned about the quality of the product, becoming more selective, and therefore the market must offer quick answears to this section. Based on this, it was sought to carry out a review about the high-quality beef production aiming the gourmet market. The quality of the meat is an important influencing factor both on national and international market. Brazil holds about 17% of worlds beef production, aiming to overcome the USA; and despite it's success in meat exportation, the quality of the beef is still doubtful. On an effort to evaluate the aspects that define the beef's qualities, it was developed a bibliographical research about the attributes required for a piece of bovine meat to be considered Gourmet, aspects like: softness, color, juiciness and internal fat. Beyond that, factors like specialized cattle breed for meat production, quality stamps, traceability, and other traces that can add value to the meat, also have an effect on these markets.pt_BR
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