Campo Dublin Core | Valor | Língua |
dc.contributor.advisor | Oliveira, Rodrigo Vidal | - |
dc.contributor.author | Marrocos, Nathalia Ingrid Santos | - |
dc.identifier.citation | MARROCOS, Nathalia Ingrid Santos. Carne bovina voltado para o mercado gourmet: revisão. 2018. 39 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Agronomia)—Universidade de Brasília, Brasília, 2018. | pt_BR |
dc.description | Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Agronomia e Medicina Veterinária, 2018. | pt_BR |
dc.description.abstract | Objetivou-se com esse trabalho realizar uma revisão sobre os aspectos de
relevância de carne bovina voltado para o mercado gourmet, visto que houve um
crescente aumento dessa produção no Brasil. O consumidor moderno se preocupa com a
qualidade do produto, é mais exigente e por isso o mercado deve oferecer respostas
rápidas para este nicho.A partir disso, buscou-se realizar uma revisão sobre a produção
de carne de bovinos com alta qualidade, voltado para o mercado gourmet. A qualidade
da carne é fator influenciador no mercado nacional e internacional. O Brasil detém cerca
de 17% da produção mundial de carne bovina, podendo ultrapassar os EUA; e apesar de
ser conceituado em exportações, a qualidade da carne brasileira ainda é questionada. No
intuito de avaliar os aspectos que definem a qualidade da carne, foi elaborada uma
análise bibliográfica acerca dos atributos exigidos para uma carne ser considerada
gourmet, tais como:maciez, cor, suculência, marmoreio. Além disso, fatores como raças
especializadas para produção de carne, selos de qualidade, rastreabilidade e agregação
de valor, também influenciam esse mercado. | pt_BR |
dc.format | Monografia de Graduação | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject.keyword | Carne - qualidade | pt_BR |
dc.subject.keyword | Bovino de corte | pt_BR |
dc.title | Carne bovina voltado para o mercado gourmet : revisão | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Bacharelado | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2019-01-23T10:54:11Z | - |
dc.date.available | 2019-01-23T10:54:11Z | - |
dc.date.submitted | 2018-07 | - |
dc.identifier.uri | http://bdm.unb.br/handle/10483/21223 | - |
dc.language.iso | Português | pt_BR |
dc.description.abstract1 | The objective of this study was to carry out a review of the relevant aspects of the
Brazilian meat towards the gourmet market, since it is noted a growing increase of this
kind of production in Brazil. The modern consumer grows concerned about the quality
of the product, becoming more selective, and therefore the market must offer quick
answears to this section. Based on this, it was sought to carry out a review about the
high-quality beef production aiming the gourmet market. The quality of the meat is an
important influencing factor both on national and international market. Brazil holds
about 17% of worlds beef production, aiming to overcome the USA; and despite it's
success in meat exportation, the quality of the beef is still doubtful. On an effort to
evaluate the aspects that define the beef's qualities, it was developed a bibliographical
research about the attributes required for a piece of bovine meat to be considered
Gourmet, aspects like: softness, color, juiciness and internal fat. Beyond that, factors
like specialized cattle breed for meat production, quality stamps, traceability, and other
traces that can add value to the meat, also have an effect on these
markets. | pt_BR |
Aparece na Coleção: | Agronomia
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