Campo Dublin Core | Valor | Língua |
dc.contributor.advisor | Mundim, Elisângela Duarte Almeida | - |
dc.contributor.author | Machado, Aparecida Itamara | - |
dc.identifier.citation | MACHADO, Aparecida Itamara. O lúdico na aprendizagem da matemática. 2011. 58 f. Monografia (Especialização em Desenvolvimento Humano, Educação e Inclusão Social)—Universidade de Brasília, Universidade Aberta do Brasil, Brasília. 2011. | en |
dc.description | Monografia (especialização)—Universidade de Brasília, Instituto de Psicologia, Departamento de Psicologia Escolar e do Desenvolvimento, Programa de Pós-Graduação em Processos de Desenvolvimento Humano e Saúde, 2011. Curso de Especialização a Distância em Desenvolvimento Humano, Educação e Inclusão Escolar. | en |
dc.description.abstract | Esta pesquisa foi elaborada para desenvolver habilidades de raciocínio em crianças do ensino fundamental de maneira prazerosa com atividades lúdico-didáticas, para a resolução de problemas de aprendizagem, contribuindo para o desenvolvimento da linguagem, criatividade, raciocínio dedutivo e identificar como os jogos lúdicos podem contribuir para os processos de raciocínio na formulação das relações entre conteúdo teórico e prática educativa nas etapas de produção do conhecimento. Este estudo apresenta uma abordagem qualitativa, visto que analisa a utilização de jogos e brincadeiras no desenvolvimento integral de alunos do ensino fundamental. Participaram dessa pesquisa um professor da rede pública de ensino fundamental da cidade de Angatuba/SP e dois alunos da mesma instituição. Os instrumentos metodológicos utilizados foram entrevistas com o professor da sala regular, observações sistemáticas dos alunos pequisados e as contribuições teóricas de vários autores. A fundamentação teórica sinaliza que as crianças pequenas, segundo Kamii e Declark (1994) ficam muio motivadas em jogar, interagir e gostam muito de estabelecer e cumprir regras. As atividades desenvol- vidas por meio de jogos possibilitam a criança ser criativa, desenvolvendo a auto-confiança e a autonomia muito discutida atualmente. E através desse estudo percebeu-se que o trabalho matemático envolvendo jogos, possibilita mudanças pessoais e grupais em decorrência da participação e da interação no processo de ensino e aprendizagem dos alunos. | en |
dc.rights | Acesso Aberto | en |
dc.subject.keyword | Matemática - estudo e ensino | en |
dc.subject.keyword | Jogos educativos | en |
dc.subject.keyword | Atividades lúdicas | en |
dc.title | O lúdico na aprendizagem da matemática | en |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso - Especialização | en |
dc.date.accessioned | 2011-10-28T15:02:29Z | - |
dc.date.available | 2011-10-28T15:02:29Z | - |
dc.date.issued | 2011-10-28T15:02:29Z | - |
dc.date.submitted | 2011 | - |
dc.identifier.uri | http://bdm.unb.br/handle/10483/2120 | - |
dc.language.iso | Português | en |
dc.identifier.doi | http://dx.doi.org/10.26512/2011.TCC.2120 | - |
Aparece na Coleção: | Desenvolvimento Humano, Educação e Inclusão Escolar
|