Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/21203
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2018_FernandoHenriqueBoaventuraDeMelo_tcc.pdf527,31 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Caracterização física de frutos de maracujá-azedo e silvestre
Autor(es): Melo, Fernando Henrique Boaventura de
Orientador(es): Vilela, Michelle Souza
Assunto: Frutas - cultivo
Data de apresentação: 2018
Data de publicação: 21-Jan-2019
Referência: MELO, Fernando Henrique Boaventura de. Caracterização física de frutos de maracujá-azedo e silvestre. 2018. 23 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Agronomia)—Universidade de Brasília, Brasília, 2018.
Resumo: Maracujá Passiflora spp. tem uma ampla diversidade genética e possui centro de origem situado no continente americano. O Brasil é o maior produtor mundial de maracujá, sendo a produção, em sua maioria, voltada para o consumo interno por ter uma grande aceitabilidade pelos consumidores e importância socioeconômica para médios e pequenos produtores. O gênero possui aproveitamento para todas as partes da planta e a comercialização da fruta possibilita um retorno seguro e rápido ao produtor. O trabalha avalia características físicas de frutos de maracujá azedo Passiflora edulis (BRS Gigante Amarelo e MAR20#21 x FB200 P1 R2) e silvestres Passiflora alata (BRS Mel do Cerrado), Passiflora setácea (BRS Pérola do Cerrado), Passiflora cincinnata (BRS Sertão Forte) cultivados em campo na região do Distrito Federal. As características analisadas são: peso do fruto (g), comprimento (mm), diâmetro (mm) e a relação comprimento/diâmetro. De acordo com trabalho diferenças entre os genótipos significativas foram observadas, pelo teste F a 1 e 5% de probabilidade para as características peso, comprimento, diâmetro do fruto e relação comprimento/diâmetro. De acordo com o teste Tukey ao nível de 1 e a 5% de significância, foi possível associar os genótipos em diferentes grupos para as mesmas características aqui já citadas. O genótipo MAR20#21 x FB200 P1 R2 não obteve valores superiores a característica peso sobre a testemunha BRS Gigante Amarelo. Observou- se para relação comprimento/diâmetro dos frutos que a maior parte dos genótipos apresentaram valores superiores a 1, apontando que tais frutos apresentam formato ovalar ou oblongo. O genótipo BRS Mel do Cerrado alcançou maior valor com 1,43, enquanto o BRS Sertão Forte apresentou valor de 0,96 para essa característica.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Agronomia e Medicina Veterinária, 2018.
Aparece na Coleção:Agronomia



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons