Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/21180
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2018_ThiagoCasePimentaRibeiro_tcc.pdf1,45 MBAdobe PDFver/abrir
Título: Estudo da aplicação dos princípios da produção enxuta em empresa de consultoria em gestão
Autor(es): Ribeiro, Thiago Casé Pimenta
Orientador(es): Affonso Neto, Annibal
Assunto: Lean Service
Gestão de processos
Data de apresentação: 21-Jul-2018
Data de publicação: 11-Dez-2018
Referência: RIBEIRO, Thiago Casé Pimenta. Estudo da aplicação dos princípios da produção enxuta em empresa de consultoria em gestão. 2018. 64 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Engenharia de Produção)—Universidade de Brasília, Brasília, 2018.
Resumo: Este trabalho tem como objetivo avaliar uma empresa de consultoria segundo os princípios da produção enxuta para serviços, e propor um modelo de implantação do Lean Service na mesma. O Lean Service é uma filosofia que busca eliminar o desperdício na produção de serviços, que são todos os gastos e esforços envolvidos na execução de tarefas que não geram valor ou que não são essenciais para a geração de valor para o cliente. A empresa estudada é uma consultoria empresarial no DF que aumentou seu portfólio de serviços ao longo dos dois últimos anos devido a uma percepção da diretoria que o mercado para consultoria financeira está se tornando menos atrativo devido a entrada de diversos consultores independentes que aumentaram a oferta e reduziram o preço que o cliente está disposto a pagar por este tipo de serviços. Com o aumento da variação nos serviços, houve uma queda na produtividade que impactou os resultados financeiros de forma negativa, e por isso, a redução de desperdícios se torna o caminho mais lógico e adequado para recuperar a produtividade do negócio e recoloca-lo em um caminho de crescimento. Para a solução dos problemas observados, foram identificados os desperdícios Lean na cadeia de valor da empresa, e foi proposto um modelo dividido em cinco estágios para a implementação do Lean Service e suas ferramentas na empresa estudada.
Abstract: This work aims to evaluate a Consulting company acording to the service lean production principles, and to proposte na implementation model of lean services in the same company. Lean Service is a philosophy that seeks to eliminate the waste in services production, which are all the unecessary resourses and efforts envolved in the execution of work that don’t generate value to the customer. The studied company is a business consultancy firm in DF that have increased its service portfolio through the leas years due to a perception of the directors that the Market for financing consultancy was becoming less atractive due to the entry of many independente conultants, that increased the offer and reduced the price the customer is willing do pay for these king of services. With the increase of service variation, there was a decrease in productivity that had a negative impact in the financial results, therefore the reduction of waste turns out to be the most logic way to regain the business productivity and put it back in the trail of growth. To fix the observed prolems, Lean wastes were identified on the company value chain, and a model divided in five stages for the implementation of Lean Service and its tools was proposed.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Tecnologia, Departamento de Engenharia de Produção, 2018.
Aparece na Coleção:Engenharia de Produção



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons