Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/2118
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2011_KatiaAparecidaCastilho.pdf433,51 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Inclusão escolar : retratos de uma construção
Autor(es): Castilho, Kátia Aparecida
Orientador(es): Mundim, Elisângela Duarte Almeida
Assunto: Educação inclusiva
Educação e Estado
Professores de educação especial - formação
Data de apresentação: 2011
Data de publicação: 28-Out-2011
Referência: CASTILHO, Kátia Aparecida. Inclusão escolar: retratos de uma construção. 2011. 44 f. Monografia (Especialização em Desenvolvimento Humano, Educação e Inclusão Escolar)—Universidade de Brasília, Universidade Aberta do Brasil, Itapetininga, 2011.
Resumo: O presente trabalho aborda as questões que norteiam a aprendizagem e as políticas públicas de inclusão dos portadores dealunos necessidades educativas especiais em escolas regulares. Atualmente no Brasil existem leis que visam garantir que todas as crianças com necessidades educativas especiais estejam incluídas no sistema regular de ensino, porém, existem inúmeras dúvidas que deverão ser sanadas para que, talvez, futuramente tenhamos realmente uma política inclusiva. Em sala de aula, o professor é o primeiro a sentir os efeitos das leis promovidas ao redor deste tema, é ele quem recebe o portador de necessidades educativas especiais, é responsável por sua interação com os demais alunos em classe e com o desempenho e evolução em sua aprendizagem. Na prática, ainda se tem muitas dúvidas quanto à melhor pedagogia a ser adotada, a socialização desses novos alunos, a recepção e distribuição destes em salas de aula. A Epistemologia Qualitativa foi utilizada para compreender as informações construídas em um processo participativo. Participaram da pesquisa pais, alunos e professores da rede Municipal de Itapetininga. Este estudo buscou, através de pesquisas bibliográficas, fundamentações teóricas e pesquisas de campo, contribuir para a reflexão dos professores sobre sua formação e qualidade das interações entre professor e aluno, visando à aprendizagem dos alunos com necessidades educativas especiais. Portanto, o objetivo do estudo nos possibilita a compreensão de como cinco escolas da rede municipal de Itapetininga estão realizando o processo de inclusão dos/as alunos/as com necessidades especiais e se essa proposta tem a finalidade de desenvolver e promover as habilidades do/as aluno/as, oferecendo a oportunidade de estarem inseridos não apenas no ambiente escolar, mas na sociedade como todo.
Informações adicionais: Monografia (especialização)—Universidade de Brasília, Instituto de Psicologia, Departamento de Psicologia Escolar e do Desenvolvimento, Programa de Pós-Graduação em Processos de Desenvolvimento Humano e Saúde, 2011. Curso de Especialização a Distância em Desenvolvimento Humano, Educação e Inclusão Escolar.
Aparece na Coleção:Desenvolvimento Humano, Educação e Inclusão Escolar



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons