Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/21163
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2018_JuliaAlexssandraBitencourt_tcc.pdf3,55 MBAdobe PDFver/abrir
Título: Análise do processo de cirurgias eletivas em um centro cirúrgico de referência : potencializando as atividades que agregam valor ao paciente com base em princípios enxutos
Autor(es): Bitencourt, Julia Alexssandra
Orientador(es): Barbalho, Sanderson Cesar Macedo
Assunto: Lean Healthcare
Gestão de processos
Produção enxuta
Gestão hospitalar
Data de apresentação: 25-Jun-2018
Data de publicação: 7-Dez-2018
Referência: BITENCOURT, Julia Alexssandra. Análise do processo de cirurgias eletivas em um centro cirúrgico de referência: potencializando as atividades que agregam valor ao paciente com base em princípios enxutos. 2018. 61 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Engenharia de Produção)—Universidade de Brasília, Brasília, 2018.
Resumo: O setor de saúde brasileiro enfrenta diversos desafios, principalmente no tocante aos investimentos realizados pelas políticas públicas. Portanto, em um cenário onde os custos do sistema de saúde são crescentes, porém os investimentos permanecem estáticos, é necessário tornar a gestão dos recursos cada vez mais eficiente. O presente trabalho teve como objetivo analisar o Processo de Cirurgias Eletivas de um centro cirúrgico de referência, aplicando os conceitos do pensamento enxuto a fim de identificar as atividades que agregam valor ao processo, seus desperdícios e propor melhorias. Com base no mapeamento do processo, em técnicas qualitativas de classificação das atividades e em uma análise quantitativa baseada em indicadores, os principais problemas do processo foram identificados, tornando possível a proposição de ações que acarretaram em uma projeção de melhoria de 33% no desperdício priorizado para redução no processo.
Abstract: The Brazilian healthcare sector have been facing several challenges and barriers, especially with the lack of government investments. Therefore, it is necessary to turn resource management more efficient, since the health system costs are increasing, but investments remain static. The goal of this study was to identify the activities that add value to the process as well as the activities that represent waste in order to propose improvements applying lean thinking concepts. Thus, the main problems were identified using process modeling tools, qualitative techniques and quantitative techniques making possible the proposition of improvement actions that leaded in a possible reduction of 33% in the non-value adding activities prioritized for improvement.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Tecnologia, Departamento de Engenharia de Produção, 2018.
Aparece na Coleção:Engenharia de Produção



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons