Título: | Gestão do desempenho na área bancária : estudo de caso no Banco do Brasil S/A |
Autor(es): | Simões, José Carlos Ferrer |
Orientador(es): | Affonso Neto, Annibal |
Assunto: | Balanced Scorecard (BSC) Avaliação de desempenho Indicadores de desempenho Banco do Brasil |
Data de apresentação: | 11-Jul-2018 |
Data de publicação: | 7-Dez-2018 |
Referência: | SIMÕES, José Carlos Ferrer. Gestão do desempenho na área bancária: estudo de caso no Banco do Brasil S/A. 2018. 67 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Engenharia de Produção)—Universidade de Brasília, Brasília, 2018. |
Resumo: | Tomar decisões em um mercado extremamente competitivo e com constantes
oscilações econômicas, como o cenário atual, é difícil sem indicadores de
desempenho que mostrem como alcançar os objetivos estratégicos na área
bancária. Há alguns anos, as empresas focavam suas mensurações apenas em
indicadores financeiros e contábeis para se tomar uma decisão, no entanto, após o
estudo realizado por Robert Kaplan e David Norton, foi apresentado, por meio do
Balanced Scorecard, que para se tomar uma decisão se deve também utilizar
indicadores de desempenho que abordem outras perspectivas como de processos
internos, aprendizado e crescimento, clientes e responsabilidade socioambiental.
Com este enfoque, este trabalho teve por finalidade realizar uma revisão
bibliográfica quanto aos indicadores de desempenho utilizados na área bancária por
meio das perspectivas do Balanced Scorecard. Tal abordagem visa a verificar por
meio de estudo de caso, no caso o Banco do Brasil, de forma a realizar um estudo
comparativo dos indicadores de desempenho identificados na revisão bibliográfica
com os declarados pela instituição. Os resultados obtidos, neste estudo de caso,
mostraram que a alta previsibilidade dos indicadores de desempenho, apresentados
nos relatórios do Banco do Brasil, em confronto com a revisão bibliográfica,
mostrando que há um bom alinhamento dos relatórios publicados pela instituição
periodicamente com o referencial acadêmico. |
Abstract: | Making decisions in an extremely competitive market and with constant economic
fluctuations, such as the current scenario, is difficult without performance indicators
that show how to achieve the strategic objectives in the banking area. A few years
ago, companies focused their measurements only on financial and accounting
indicators to make a decision, however, after the study by Robert Kaplan and David
Norton, it was presented, through the Balanced Scorecard, that in order to make a
decision performance indicators that address other perspectives such as internal
processes, learning and growth, customers and socio-environmental responsibility
should also be used.
With this approach, this work had the purpose of carrying out a bibliographical review
of the performance indicators used in the banking area through the Balanced
Scorecard perspectives. This approach aims to verify, through a case study, in the
case of Banco do Brasil, in order to carry out a comparative study of the performance
indicators identified in the bibliographic review with those declared by the institution.
The results obtained in this case study showed that the high predictability of
performance indicators, presented in the Bank of Brazil report, compared to the
bibliographic review, showing that there is a good alignment of the reports published
by the institution periodically with the academic reference. |
Informações adicionais: | Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Tecnologia, Departamento de Engenharia de Produção, 2018. |
Aparece na Coleção: | Engenharia de Produção
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