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Título: Gestão do desempenho na área bancária : estudo de caso no Banco do Brasil S/A
Autor(es): Simões, José Carlos Ferrer
Orientador(es): Affonso Neto, Annibal
Assunto: Balanced Scorecard (BSC)
Avaliação de desempenho
Indicadores de desempenho
Banco do Brasil
Data de apresentação: 11-Jul-2018
Data de publicação: 7-Dez-2018
Referência: SIMÕES, José Carlos Ferrer. Gestão do desempenho na área bancária: estudo de caso no Banco do Brasil S/A. 2018. 67 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Engenharia de Produção)—Universidade de Brasília, Brasília, 2018.
Resumo: Tomar decisões em um mercado extremamente competitivo e com constantes oscilações econômicas, como o cenário atual, é difícil sem indicadores de desempenho que mostrem como alcançar os objetivos estratégicos na área bancária. Há alguns anos, as empresas focavam suas mensurações apenas em indicadores financeiros e contábeis para se tomar uma decisão, no entanto, após o estudo realizado por Robert Kaplan e David Norton, foi apresentado, por meio do Balanced Scorecard, que para se tomar uma decisão se deve também utilizar indicadores de desempenho que abordem outras perspectivas como de processos internos, aprendizado e crescimento, clientes e responsabilidade socioambiental. Com este enfoque, este trabalho teve por finalidade realizar uma revisão bibliográfica quanto aos indicadores de desempenho utilizados na área bancária por meio das perspectivas do Balanced Scorecard. Tal abordagem visa a verificar por meio de estudo de caso, no caso o Banco do Brasil, de forma a realizar um estudo comparativo dos indicadores de desempenho identificados na revisão bibliográfica com os declarados pela instituição. Os resultados obtidos, neste estudo de caso, mostraram que a alta previsibilidade dos indicadores de desempenho, apresentados nos relatórios do Banco do Brasil, em confronto com a revisão bibliográfica, mostrando que há um bom alinhamento dos relatórios publicados pela instituição periodicamente com o referencial acadêmico.
Abstract: Making decisions in an extremely competitive market and with constant economic fluctuations, such as the current scenario, is difficult without performance indicators that show how to achieve the strategic objectives in the banking area. A few years ago, companies focused their measurements only on financial and accounting indicators to make a decision, however, after the study by Robert Kaplan and David Norton, it was presented, through the Balanced Scorecard, that in order to make a decision performance indicators that address other perspectives such as internal processes, learning and growth, customers and socio-environmental responsibility should also be used. With this approach, this work had the purpose of carrying out a bibliographical review of the performance indicators used in the banking area through the Balanced Scorecard perspectives. This approach aims to verify, through a case study, in the case of Banco do Brasil, in order to carry out a comparative study of the performance indicators identified in the bibliographic review with those declared by the institution. The results obtained in this case study showed that the high predictability of performance indicators, presented in the Bank of Brazil report, compared to the bibliographic review, showing that there is a good alignment of the reports published by the institution periodically with the academic reference.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Tecnologia, Departamento de Engenharia de Produção, 2018.
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