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dc.contributor.advisorRocha, Carlos Henrique Marques da-
dc.contributor.authorSantos, Filipe Augusto de Almeida-
dc.identifier.citationSANTOS, Filipe Augusto de Almeida. Revisitando o seguro da agricultura familiar brasileira. 2018. 64 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Engenharia de Produção)—Universidade de Brasília, Brasília, 2018.pt_BR
dc.descriptionTrabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Tecnologia, Departamento de Engenharia de Produção, 2018.pt_BR
dc.description.abstractA agricultura assim como qualquer outra atividade econômica está sujeita a riscos. Nesse setor da economia os riscos são aumentados porque, além dos fatores sistêmicos, a agricultura é afetada por fatores climáticos, como geada, granizo, seca, chuvas excessivas, dentre outros. Para resguardar o agricultor de possíveis perdas em sua lavoura, surgiu o seguro agrícola. Considerando a importância estratégica da agricultura familiar para a segurança alimentar da população e a necessidade de proteger a produção, o governo federal do Brasil criou em 2004 o Seguro da Agricultura Familiar (SEAF). O Brasil experimenta atualmente um período de turbulência econômica, com severos impactos nas contas do governo. Em função desse momento de incertezas, o governo federal tem adotado medidas impopulares para ajustar as suas contas. O SEAF, assim como outros programas de assistência governamental, pode ser alvo de cortes. Com base nesse cenário este trabalhou buscou avaliar os aspectos financeiros do Seguro da Agricultura Familiar, cotejando, inclusive, com o desempenho financeiro de outros programas de assistência orientados para a agricultura. Através da pesquisa bibliográfica, do levantamento de dados secundários, de simulações e da utilização de conceitos da engenharia econômica, foi possível realizar o diagnóstico econômico do SEAF, e a partir disso descobrir possíveis gargalos e fragilidades do programa. Os resultados demonstraram um elevado deficit nas contas do SEAF e também nos outros programas da agricultura estudados, porém, foi constatado que esse deficit é pequeno em relação ao que foi gasto com a agricultura pelo governo, no mesmo período. Logo pode-se levar em consideração que apesar da situação econômica do país e do deficit gerado pelo SEAF, não se pode retirar o mérito do programa que resguardou milhões de agricultores familiares que dependem de sua plantação.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subject.keywordSegurança alimentarpt_BR
dc.subject.keywordEconomia agrícolapt_BR
dc.titleRevisitando o seguro da agricultura familiar brasileirapt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Bachareladopt_BR
dc.date.accessioned2018-12-07T10:16:12Z-
dc.date.available2018-12-07T10:16:12Z-
dc.date.submitted2018-05-30-
dc.identifier.urihttp://bdm.unb.br/handle/10483/21156-
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.description.abstract1Agriculture, like any other economic activity, is subject to risks. In this sector of the economy the risks are increased because, in addition to the systemic factors, agriculture is affected by climatic factors, such as frost, hail, drought, excessive rains, among others. In order to protect the farmer from possible losses in his crop, the agricultural insurance appeared. Considering the strategic importance of family farming for the food security of the whole population and the need to protect production, the federal government of Brazil created Family Agriculture Insurance (SEAF) in 2004. Brazil is currently experiencing a period of economic turmoil, with severe impacts on government accounts. Because of this state of affairs, the federal government has taken unpopular measures to adjust its accounts. SEAF, like other government assistance programs, may be subject to budget cuts. Based on this state of affairs this under graduation project evaluated the financial aspects of Brazil’s Family Agriculture Insurance, comparing the financial performance of other government agricultural assistance programs. By means of bibliographic research, data collection, simulations and the use of Economic Engineering concepts, it was possible to carry out the SEAF financial diagnosis and, based on this, to infer possible bottlenecks and weaknesses of the Program. The results showed a high deficit in the SEAF accounts and also in the other agricultural programs studied, but it was found that this deficit is small compared to what was spent on agriculture by the Federal Government in the same period. Therefore, we conclude that despite the economic situation of the country and the SEAF deficit, the merit of the Program, which sheltered a large contingent of family farmers and, above all, the food security of the Brazilian population, it cannot be taken away.pt_BR
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