Campo Dublin Core | Valor | Língua |
dc.contributor.advisor | Santos, Andréa Cristina dos | - |
dc.contributor.author | Zimmermann, Ana Carolina | - |
dc.identifier.citation | ZIMMERMANN, Ana Carolina. Proposição de ambiente de aprendizagem ativa: Laboratório Aberto de Brasília. 2018. 155 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Engenharia de Produção)—Universidade de Brasília, Brasília, 2018. | pt_BR |
dc.description | Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Tecnologia, Departamento de Engenharia de Produção, 2018. | pt_BR |
dc.description.abstract | O presente trabalho teve por objetivo implementar, na Faculdade de Tecnologia da
Universidade de Brasília, o Laboratório Aberto de Brasília (LAB), um espaço colaborativo de
aprendizagem ativa e multidisciplinar para a prototipação. Assim, foi escolhido e empregado
um modelo de referência para o projeto e desenvolvimento do serviço a ser prestado pelo LAB.
Por conseguinte, foram projetados e implementados: a concepção, o processo e as instalações
do serviço. Em seguida, foi realizado o pré-lançamento da operação, de maneira a verificar e
validar o atendimento das necessidades levantadas na primeira etapa do modelo. O LAB se
mostrou um local seguro e acessível à toda a comunidade, no qual é possível fabricar protótipos,
de maneira rápida e com baixo custo. Os equipamentos, selecionados por apresentarem fácil
utilização, permitiram ao usuário considerável flexibilidade, possibilitando o uso de diferentes
materiais e prototipação de geometrias variadas. Para o aprimoramento dos projetos, também
foi oferecido suporte técnico e compartilhamento de experiências com a comunidade de prática.
A partir desses resultados, pode-se inferir que a implementação do LAB foi bem-sucedida, se
provando uma alternativa de espaço propício para a consolidação de metodologias ativas de
ensino-aprendizagem. | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject.keyword | Abordagem interdisciplinar do conhecimento | pt_BR |
dc.subject.keyword | Processo de ensino-aprendizagem | pt_BR |
dc.title | Proposição de ambiente de aprendizagem ativa : Laboratório Aberto de Brasília | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Bacharelado | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2018-12-06T12:50:15Z | - |
dc.date.available | 2018-12-06T12:50:15Z | - |
dc.date.submitted | 2018-07-09 | - |
dc.identifier.uri | http://bdm.unb.br/handle/10483/21149 | - |
dc.language.iso | Português | pt_BR |
dc.description.abstract1 | The aim of this work was to implement, at the Faculty of Technology of the University of
Brasilia, the Laboratório Aberto de Brasília - LAB (Brasilia’s Open Lab), a collaborative space
for active and multidisciplinary learning through prototyping. Thus, a reference model was
chosen and used for the design and development of the service to be provided by LAB.
Therefore, the concept, the process and the facilities of the service were designed and
implemented. Then, the operation was pre-launched, in order to verify and validate the needs
collected in the first stage of the model. LAB has proved to be a safe and accessible place for
the whole community, where it is possible to manufacture prototypes quickly and inexpensively.
The equipment, selected for easy use, enabled the user considerable flexibility, allowing the use
of different materials and prototyping of varied geometries. For the improvement of the
projects, technical support and experience sharing with the community of practice was also
offered. From these results, it can be inferred that the implementation of the LAB was
successful, proving itself as an alternative of propitious space to the consolidation of active
teaching-learning methodologies. | pt_BR |
Aparece na Coleção: | Engenharia de Produção
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