Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/21149
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2018_AnaCarolinaZimmermann_tcc.pdf48,2 MBAdobe PDFver/abrir
Registro completo
Campo Dublin CoreValorLíngua
dc.contributor.advisorSantos, Andréa Cristina dos-
dc.contributor.authorZimmermann, Ana Carolina-
dc.identifier.citationZIMMERMANN, Ana Carolina. Proposição de ambiente de aprendizagem ativa: Laboratório Aberto de Brasília. 2018. 155 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Engenharia de Produção)—Universidade de Brasília, Brasília, 2018.pt_BR
dc.descriptionTrabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Tecnologia, Departamento de Engenharia de Produção, 2018.pt_BR
dc.description.abstractO presente trabalho teve por objetivo implementar, na Faculdade de Tecnologia da Universidade de Brasília, o Laboratório Aberto de Brasília (LAB), um espaço colaborativo de aprendizagem ativa e multidisciplinar para a prototipação. Assim, foi escolhido e empregado um modelo de referência para o projeto e desenvolvimento do serviço a ser prestado pelo LAB. Por conseguinte, foram projetados e implementados: a concepção, o processo e as instalações do serviço. Em seguida, foi realizado o pré-lançamento da operação, de maneira a verificar e validar o atendimento das necessidades levantadas na primeira etapa do modelo. O LAB se mostrou um local seguro e acessível à toda a comunidade, no qual é possível fabricar protótipos, de maneira rápida e com baixo custo. Os equipamentos, selecionados por apresentarem fácil utilização, permitiram ao usuário considerável flexibilidade, possibilitando o uso de diferentes materiais e prototipação de geometrias variadas. Para o aprimoramento dos projetos, também foi oferecido suporte técnico e compartilhamento de experiências com a comunidade de prática. A partir desses resultados, pode-se inferir que a implementação do LAB foi bem-sucedida, se provando uma alternativa de espaço propício para a consolidação de metodologias ativas de ensino-aprendizagem.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subject.keywordAbordagem interdisciplinar do conhecimentopt_BR
dc.subject.keywordProcesso de ensino-aprendizagempt_BR
dc.titleProposição de ambiente de aprendizagem ativa : Laboratório Aberto de Brasíliapt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Bachareladopt_BR
dc.date.accessioned2018-12-06T12:50:15Z-
dc.date.available2018-12-06T12:50:15Z-
dc.date.submitted2018-07-09-
dc.identifier.urihttp://bdm.unb.br/handle/10483/21149-
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.description.abstract1The aim of this work was to implement, at the Faculty of Technology of the University of Brasilia, the Laboratório Aberto de Brasília - LAB (Brasilia’s Open Lab), a collaborative space for active and multidisciplinary learning through prototyping. Thus, a reference model was chosen and used for the design and development of the service to be provided by LAB. Therefore, the concept, the process and the facilities of the service were designed and implemented. Then, the operation was pre-launched, in order to verify and validate the needs collected in the first stage of the model. LAB has proved to be a safe and accessible place for the whole community, where it is possible to manufacture prototypes quickly and inexpensively. The equipment, selected for easy use, enabled the user considerable flexibility, allowing the use of different materials and prototyping of varied geometries. For the improvement of the projects, technical support and experience sharing with the community of practice was also offered. From these results, it can be inferred that the implementation of the LAB was successful, proving itself as an alternative of propitious space to the consolidation of active teaching-learning methodologies.pt_BR
Aparece na Coleção:Engenharia de Produção



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons