Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/21148
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2018_AmandaVelosoMainel_tcc.pdf1,56 MBAdobe PDFver/abrir
Título: Diagnóstico da gestão de projetos de inovação do Núcleo de Inovação Tecnológica (NIT) da Universidade de Brasília
Autor(es): Mainel, Amanda Veloso
Orientador(es): Barbalho, Sanderson Cesar Macedo
Assunto: Inovações tecnológicas
Empreendedorismo
Data de apresentação: 26-Jun-2018
Data de publicação: 6-Dez-2018
Referência: MAINEL, Amanda Veloso. Diagnóstico da gestão de projetos de inovação do Núcleo de Inovação Tecnológica (NIT) da Universidade de Brasília. 2018. 75 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Engenharia de Produção)—Universidade de Brasília, Brasília, 2018.
Resumo: A Lei da Inovação – Lei n.º 10.973/2004 – definiu o conceito de inovação no Brasil e atribuiu a criação de Núcleo de Inovação Tecnológicas (NIT) para fomentar parcerias entre empresa, governo e universidades. O Centro de Apoio ao Desenvolvimento Tecnológico da Universidade de Brasília (CDT/UnB) é o NIT na UnB e tem como objetivo incentivar e apoiar a inovação tecnológica, pesquisa e o desenvolvimento do empreendedorismo. O presente estudo aborda uma contextualização de como o Centro é organizado atualmente e analisa mais profundamente informações a respeito do gerenciamento de projetos (GP) de inovação atuais. Visando realizar a implantação de um Escritório de Projetos (PMO) foi realizado um levantamento de dados por meio de entrevistas, análise documental e reuniões para analisar e sugerir ações em busca de uma melhoria no controle e monitoramento do GP.
Abstract: The Law of Innovation – Law no.10.973 / 2004 - has defined the concept of innovation in Brazil and attributed the creation of a Nucleus of Technological Innovation (NTI) to promote partnerships between companies, government and universities. Technological Development Support Center of University of Brasília (CDT / UnB) is the NTI at UnB and aims to encourage and support technological innovation, research and entrepreneurship development. The present study addresses a contextualization of how the Center is currently organized and further analyzes information on current innovation project management (PM). In order to implement a PMO, a data survey was conducted through interviews, documentary analysis and meetings to analyze and suggest actions to improve PM control and monitoring.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Tecnologia, Departamento de Engenharia de Produção, 2018.
Aparece na Coleção:Engenharia de Produção



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons