Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/21138
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2018_MariaEdileneDeJesus_tcc.pdf913,22 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Espaços do brincar : uma proposta metodológica para o teatro dirigido à infância feito por crianças
Autor(es): Jesus, Maria Edilene de
Orientador(es): Pacheco, Sulian Vieira
Assunto: Teatro escolar
Data de apresentação: 9-Jul-2018
Data de publicação: 5-Dez-2018
Referência: JESUS, Maria Edilene de. Espaços do brincar: uma proposta metodológica para o teatro dirigido à infância feito por crianças. 2018. 49 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Teatro)—Universidade de Brasília, Universidade Aberta do Brasil, Barra do Bugres - MT, 2018.
Resumo: A presente monografia tem como objetivo apresentar a proposta metodológica para a abordagem do teatro para crianças feito por crianças desenvolvida por Maria Edilene de Jesus através da Pesquisa Espaço do Brincar no contexto das práticas da Escola de Teatro Faces de Primavera do Leste – MT. Tal pesquisa utiliza como metodologia do ensino de teatro, as brincadeiras de roda e os jogos teatrais como disparadores para a experimentação cênica em espaços de lazer infantil. Será relatada a trajetória do Grupo de Teatro Faces e da Escola de Teatro homônima, com ênfase na participação da autora, relevando o compromisso social, cultural e político com o teatro para crianças e adolescentes. O espaço do brincar será discutido, oferecendo lugar à uma comparação entre os espaços de experimentação teatral tradicionais e os espaços de brincar. Serão apresentadas as três montagens que resultaram da pesquisa em questão junto com alunos de 7 a 10 anos, realizadas no polo da Escola Municipal 13 de Maio: Ari Areia: Um Grãozinho Apaixonado, apresentado em um parque; Histórias de Lenços e Ventos, apresentado em uma casa na árvore e; O Pássaro de Papel, apresentado em uma piscina. Este último será analisado verticalmente como forma de apresentar a proposta metodológica em questão. Para a abordagem conceitual e metodológica dialogou-se interdisciplinarmente com os seguintes autores: Wanderson Lana, para contextualização da Escola de Teatro e sua produção em Primavera do Leste; Maurice Merleau-Ponty, Clarice Cohn, Johan Huizinga, Walter Benjamim, Sônia Kramer e Donald Winnicott para abordagem da infância e a realidade lúdico-social; Maria da Graça Horn e Cláudia Peréz para a reflexão sobre organização de espaço na educação infantil e espaços urbanos como espaços de cena; Luiz Otávio Burnier, Ingrid Koudela, Ricardo Japiassu e Tiago Cruvinel, para considerar metodologias de ensino de teatro e a infância.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Universidade Aberta do Brasil, Instituto de Artes, Departamento de Artes Cênicas, 2017.
Aparece na Coleção:Teatro



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons