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dc.contributor.advisorAlbuquerque Filho, Luiz Heleno-
dc.contributor.authorTimm, Luciana Lauser-
dc.identifier.citationTIMM, Luciana Lauser. Sistemas referenciais de custos rodoviários federais: evolução histórica e métodos de reajuste. 2018. 202 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Auditoria de Obras Públicas Rodoviárias)—Tribunal de Contas da União, Universidade de Brasília, Brasília, 2018.pt_BR
dc.descriptionTrabalho de Conclusão de Curso (especialização)—Tribunal de Contas da União, Instituto Serzedello Corrêa, Universidade de Brasília, Centro de Formação de Recursos Humanos em Transportes, 2018. Curso de Especialização em Auditoria de Obras Públicas Rodoviárias.pt_BR
dc.description.abstractA presente pesquisa tem por objetivo utilizar orçamentos reais ajustados de obras contratadas pelo DNIT (Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes) para comparar a evolução inflacionária do SICRO com a dos índices de reajustamento. O SICRO apresenta o resultado de pesquisa de preço de insumos, por unidade federativa, e é utilizado para compor o orçamento de referência das licitações dessa autarquia, momento no qual se define a data base que será utilizada ao longo de toda a história da obra. Mesmo no caso de contratação remanescente de obras, permanece a mesma data base inicial do processo licitatório. Já os índices de reajustamento, divulgados de maneira nacional por grupos (terraplenagem, drenagem, pavimentação, etc.), servem para os reajustes necessários a partir dessa data base. Havendo discrepância significativa de valor real entre ambos, poderá ocorrer distorção nos preços pagos pelo DNIT. Além disso, a metodologia de pesquisa de preços do sistema já foi bastante contestada pelos órgãos de controle, tendo sido no passado detectado aspectos como definição do preço referencial a partir de um único fornecedor, utilização do preço de uma unidade federativa para outra unidade federativa sem ao menos haver considerações de frete, entre outras potenciais inconsistências que não podem fazer parte de um sistema oficial de custos de referência confiável. Por isso, em janeiro de 2013, o DNIT adiantou a implantação da nova metodologia de custos, a qual surgiu quatro anos antes do lançamento da nova versão do sistema. As melhorias dessa nova metodologia transpareceram ao longo das simulações realizadas para esta pesquisa. Foi notado ainda indício de significativa variação entre unidades federativas: as cotações do SICRO de algumas revelando maior aderência com os índices de reajustamento do que as cotações de outras. No entanto, pela limitação de tempo, e em função das simulações terem sido feitas com extenso trabalho manual, não foi possível investigar a fundo essas distorções entre unidades federativas. Também não foi possível realizar um teste de hipóteses de maneira formal, o que demandaria possivelmente uma amostra maior do que a utilizada, ficando esses aspectos como sugestões para futuros trabalhos.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subject.keywordObras públicaspt_BR
dc.subject.keywordRodovias - projetos e construçãopt_BR
dc.subject.keywordSistema de Custos de Obras Rodoviárias (SICRO)pt_BR
dc.titleSistemas referenciais de custos rodoviários federais : evolução histórica e métodos de reajustept_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Especializaçãopt_BR
dc.date.accessioned2018-12-04T11:49:51Z-
dc.date.available2018-12-04T11:49:51Z-
dc.date.submitted2018-04-16-
dc.identifier.urihttp://bdm.unb.br/handle/10483/21123-
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.description.abstract1The present research uses adjusted real budgets of works contracted by DNIT (National Department of Transport Infrastructure) to compare the inflationary evolution of the SICRO with the readjustment indices. SICRO accomplishes price survey per state of Brazilian Union and is used to compose the reference budget of the biddings of this public sector, at which time the onced fixed base date will be used throughout the entire history of the public engineering work, which may be several years. Even in the case of the remaining contracting of works, the same initial base date of the bidding process remains. Indexes of readjustments, published in a national way by groups (earthworks, drainage, paving, etc.), serve for the necessary adjustments from this base date onwards. If there is a significant discrepancy between the two, there will be a potential distortion in the prices paid by DNIT. In addition, the methodology of price survey of the system has already been contested by public control sectors. In the past, aspects such as definition of the reference price from a single supplier, use of the price from one federative unit to another federative unit without at least there are freight considerations, and other inconsistencies that cannot be part of an official system of reliable reference costs have been detected. For this reason, in January 2013, DNIT has implemented a new cost methodology in SICRO, which came four years before the release of the new version of the system. The improvements of this new methodology were evident throughout the simulations carried out for this research. There was also evidence of significant variation among federative units, some of them revealing much more adherence between SICRO and indexes of readjustments than others. However, because of time constraints, and because the simulations were done with extensive manual work, it was not possible to investigate in depth these distortions among federative units. It was also not possible to perform a formal hypothesis test, which would possibly demand a larger sample than the one used. These aspects are suggestions for future works.pt_BR
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