Campo Dublin Core | Valor | Língua |
dc.contributor.advisor | Albuquerque Filho, Luiz Heleno | - |
dc.contributor.author | Timm, Luciana Lauser | - |
dc.identifier.citation | TIMM, Luciana Lauser. Sistemas referenciais de custos rodoviários federais: evolução histórica e métodos de reajuste. 2018. 202 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Auditoria de Obras Públicas Rodoviárias)—Tribunal de Contas da União, Universidade de Brasília, Brasília, 2018. | pt_BR |
dc.description | Trabalho de Conclusão de Curso (especialização)—Tribunal de Contas da União, Instituto Serzedello Corrêa, Universidade de Brasília, Centro de Formação de Recursos Humanos em Transportes, 2018. Curso de Especialização em Auditoria de Obras Públicas Rodoviárias. | pt_BR |
dc.description.abstract | A presente pesquisa tem por objetivo utilizar orçamentos reais ajustados de
obras contratadas pelo DNIT (Departamento Nacional de Infraestrutura de
Transportes) para comparar a evolução inflacionária do SICRO com a dos índices de
reajustamento.
O SICRO apresenta o resultado de pesquisa de preço de insumos, por
unidade federativa, e é utilizado para compor o orçamento de referência das licitações
dessa autarquia, momento no qual se define a data base que será utilizada ao longo
de toda a história da obra. Mesmo no caso de contratação remanescente de obras,
permanece a mesma data base inicial do processo licitatório.
Já os índices de reajustamento, divulgados de maneira nacional por grupos
(terraplenagem, drenagem, pavimentação, etc.), servem para os reajustes
necessários a partir dessa data base. Havendo discrepância significativa de valor real
entre ambos, poderá ocorrer distorção nos preços pagos pelo DNIT.
Além disso, a metodologia de pesquisa de preços do sistema já foi bastante
contestada pelos órgãos de controle, tendo sido no passado detectado aspectos como
definição do preço referencial a partir de um único fornecedor, utilização do preço de
uma unidade federativa para outra unidade federativa sem ao menos haver
considerações de frete, entre outras potenciais inconsistências que não podem fazer
parte de um sistema oficial de custos de referência confiável.
Por isso, em janeiro de 2013, o DNIT adiantou a implantação da nova
metodologia de custos, a qual surgiu quatro anos antes do lançamento da nova versão
do sistema. As melhorias dessa nova metodologia transpareceram ao longo das
simulações realizadas para esta pesquisa.
Foi notado ainda indício de significativa variação entre unidades
federativas: as cotações do SICRO de algumas revelando maior aderência com os
índices de reajustamento do que as cotações de outras. No entanto, pela limitação de
tempo, e em função das simulações terem sido feitas com extenso trabalho manual,
não foi possível investigar a fundo essas distorções entre unidades federativas.
Também não foi possível realizar um teste de hipóteses de maneira formal, o que
demandaria possivelmente uma amostra maior do que a utilizada, ficando esses
aspectos como sugestões para futuros trabalhos. | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject.keyword | Obras públicas | pt_BR |
dc.subject.keyword | Rodovias - projetos e construção | pt_BR |
dc.subject.keyword | Sistema de Custos de Obras Rodoviárias (SICRO) | pt_BR |
dc.title | Sistemas referenciais de custos rodoviários federais : evolução histórica e métodos de reajuste | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso - Especialização | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2018-12-04T11:49:51Z | - |
dc.date.available | 2018-12-04T11:49:51Z | - |
dc.date.submitted | 2018-04-16 | - |
dc.identifier.uri | http://bdm.unb.br/handle/10483/21123 | - |
dc.language.iso | Português | pt_BR |
dc.description.abstract1 | The present research uses adjusted real budgets of works contracted by
DNIT (National Department of Transport Infrastructure) to compare the inflationary
evolution of the SICRO with the readjustment indices.
SICRO accomplishes price survey per state of Brazilian Union and is used
to compose the reference budget of the biddings of this public sector, at which time the
onced fixed base date will be used throughout the entire history of the public
engineering work, which may be several years. Even in the case of the remaining
contracting of works, the same initial base date of the bidding process remains.
Indexes of readjustments, published in a national way by groups
(earthworks, drainage, paving, etc.), serve for the necessary adjustments from this
base date onwards. If there is a significant discrepancy between the two, there will be
a potential distortion in the prices paid by DNIT.
In addition, the methodology of price survey of the system has already been
contested by public control sectors. In the past, aspects such as definition of the
reference price from a single supplier, use of the price from one federative unit to
another federative unit without at least there are freight considerations, and other
inconsistencies that cannot be part of an official system of reliable reference costs have
been detected. For this reason, in January 2013, DNIT has implemented a new cost
methodology in SICRO, which came four years before the release of the new version
of the system. The improvements of this new methodology were evident throughout
the simulations carried out for this research.
There was also evidence of significant variation among federative units,
some of them revealing much more adherence between SICRO and indexes of
readjustments than others. However, because of time constraints, and because the
simulations were done with extensive manual work, it was not possible to investigate
in depth these distortions among federative units. It was also not possible to perform a
formal hypothesis test, which would possibly demand a larger sample than the one
used. These aspects are suggestions for future works. | pt_BR |
Aparece na Coleção: | Auditoria de Obras Públicas Rodoviárias
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