Título: | Auditoria de custos em concessões rodoviárias : procedimentos para estudos de viabilidade |
Autor(es): | Amorim, Fábio Augusto de |
Orientador(es): | Albuquerque Filho, Luiz Heleno |
Assunto: | Concessões administrativas Concessionárias de rodovias Rodovias - manutenção e reparos |
Data de apresentação: | 16-Abr-2018 |
Data de publicação: | 4-Dez-2018 |
Referência: | AMORIM, Fábio Augusto de. Auditoria de custos em concessões rodoviárias : procedimentos para estudos de viabilidade. 2018. 65 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Auditoria de Obras Públicas Rodoviárias)—Tribunal de Contas da União, Universidade de Brasília, Brasília, 2018. |
Resumo: | O setor rodoviário possui papel essencial na matriz de transportes brasileira,
apesar disso, o ritmo de liberação de recursos para a infraestrutura rodoviária tem se mostrado
aquém das necessidades do setor. Como consequência, as rodovias federais vêm apresentando
uma modesta expansão nos últimos anos, se comparado com outros momentos da história
recente. Diante deste cenário, torna-se necessária a adoção de alternativas para a ampliação e
a manutenção das rodovias, sendo que a sua concessão para entes privados consiste numa
destas alternativas. Os estudos de viabilidade técnica, econômica e ambiental representam a
fase inicial destas concessões, e proporcionam como resultado a estimativa das receitas,
investimentos e custos necessários para a prestação adequada do serviço público, ao longo de
todo prazo de concessão. O Tribunal de Contas da União, no exercício de suas competências
constitucionais e legais, aprecia a regularidade e a consistência dos estudos de viabilidade,
previamente à fase da licitação. Para o cumprimento desta tarefa, a auditoria é o principal
instrumento utilizado, e tem como característica ser um processo sistemático, objetivo e
imparcial. Além disso, a normatização dos procedimentos é outra característica desejável para
a auditoria, porque possibilita a utilização de padrões técnicos, amplia os resultados e
minimiza as possibilidades de conclusões equivocadas sobre o objeto auditado. Neste sentido,
o presente trabalho propõe procedimentos de auditoria para serem utilizados quando da
apreciação dos estudos de viabilidade de concessões rodoviárias. Para fundamentar estes
procedimentos, utilizou-se como ferramenta a estimativa paramétrica de custos, por meio da
qual se buscou avaliar estatisticamente dados históricos de investimentos rodoviários no
Brasil, e custos operacionais das atuais concessionárias de rodovias federais. Concluiu-se que
esta ferramenta pode ser utilizada na obtenção de parâmetros de tolerância dos componentes
principais dos estudos de viabilidade, e assim, possibilita a identificação de riscos no objeto
fiscalizado pelos auditores, minimizando os riscos de auditoria. |
Abstract: | The road sector has an essential role in the Brazilian transport matrix, despite the fact that the
rate of release of resources for road infrastructure has been below the needs of the sector. As a
consequence, federal highways have been modestly expanding in recent years compared to
other times in recent history. Given this scenario, it is necessary to adopt alternatives for the
expansion and maintenance of highways, and public-private partnerships (PPP) consists of
one of these alternatives. The technical, economic and environmental feasibility studies
represent the initial phase of PPP, and result in the estimation of the revenues, investments
and costs necessary for the adequate provision of the public service, throughout the
concession period. The Federal Court of Accounts of Brazil (TCU), in the exercise of its
constitutional and legal powers, appreciates the regularity and consistency of the feasibility
studies, prior to the bidding phase. In order to carry out this task, auditing is the main
instrument used, and is characterized as a systematic, objective and impartial process. In
addition, standardization of procedures is another desirable feature of the audit, as it enables
the use of technical standards, enhances results, and minimizes the possibility of erroneous
conclusions about the audited object. In this sense, the present work proposes audit
procedures to be used when evaluating feasibility studies of road PPP. To support these
procedures, the parametric cost estimation was used as a tool, through which it was sought to
statistically evaluate historical data on road investments in Brazil and the operational costs of
the current federal highway concessionaires. It was concluded that this tool can be used to
obtain tolerance parameters of the main components of the feasibility studies, and thus allows
the identification of risks in the object audited by the auditors, minimizing audit risks. |
Informações adicionais: | Trabalho de Conclusão de Curso (especialização)—Tribunal de Contas da União, Instituto Serzedello Corrêa, Universidade de Brasília, Centro de Formação de Recursos Humanos em Transportes, 2018. Curso de Especialização em Auditoria de Obras Públicas Rodoviárias. |
Aparece na Coleção: | Auditoria de Obras Públicas Rodoviárias
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