Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/21119
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2018_FabioAugustoDeAmorim_tcc.pdf1,04 MBAdobe PDFver/abrir
Título: Auditoria de custos em concessões rodoviárias : procedimentos para estudos de viabilidade
Autor(es): Amorim, Fábio Augusto de
Orientador(es): Albuquerque Filho, Luiz Heleno
Assunto: Concessões administrativas
Concessionárias de rodovias
Rodovias - manutenção e reparos
Data de apresentação: 16-Abr-2018
Data de publicação: 4-Dez-2018
Referência: AMORIM, Fábio Augusto de. Auditoria de custos em concessões rodoviárias : procedimentos para estudos de viabilidade. 2018. 65 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Auditoria de Obras Públicas Rodoviárias)—Tribunal de Contas da União, Universidade de Brasília, Brasília, 2018.
Resumo: O setor rodoviário possui papel essencial na matriz de transportes brasileira, apesar disso, o ritmo de liberação de recursos para a infraestrutura rodoviária tem se mostrado aquém das necessidades do setor. Como consequência, as rodovias federais vêm apresentando uma modesta expansão nos últimos anos, se comparado com outros momentos da história recente. Diante deste cenário, torna-se necessária a adoção de alternativas para a ampliação e a manutenção das rodovias, sendo que a sua concessão para entes privados consiste numa destas alternativas. Os estudos de viabilidade técnica, econômica e ambiental representam a fase inicial destas concessões, e proporcionam como resultado a estimativa das receitas, investimentos e custos necessários para a prestação adequada do serviço público, ao longo de todo prazo de concessão. O Tribunal de Contas da União, no exercício de suas competências constitucionais e legais, aprecia a regularidade e a consistência dos estudos de viabilidade, previamente à fase da licitação. Para o cumprimento desta tarefa, a auditoria é o principal instrumento utilizado, e tem como característica ser um processo sistemático, objetivo e imparcial. Além disso, a normatização dos procedimentos é outra característica desejável para a auditoria, porque possibilita a utilização de padrões técnicos, amplia os resultados e minimiza as possibilidades de conclusões equivocadas sobre o objeto auditado. Neste sentido, o presente trabalho propõe procedimentos de auditoria para serem utilizados quando da apreciação dos estudos de viabilidade de concessões rodoviárias. Para fundamentar estes procedimentos, utilizou-se como ferramenta a estimativa paramétrica de custos, por meio da qual se buscou avaliar estatisticamente dados históricos de investimentos rodoviários no Brasil, e custos operacionais das atuais concessionárias de rodovias federais. Concluiu-se que esta ferramenta pode ser utilizada na obtenção de parâmetros de tolerância dos componentes principais dos estudos de viabilidade, e assim, possibilita a identificação de riscos no objeto fiscalizado pelos auditores, minimizando os riscos de auditoria.
Abstract: The road sector has an essential role in the Brazilian transport matrix, despite the fact that the rate of release of resources for road infrastructure has been below the needs of the sector. As a consequence, federal highways have been modestly expanding in recent years compared to other times in recent history. Given this scenario, it is necessary to adopt alternatives for the expansion and maintenance of highways, and public-private partnerships (PPP) consists of one of these alternatives. The technical, economic and environmental feasibility studies represent the initial phase of PPP, and result in the estimation of the revenues, investments and costs necessary for the adequate provision of the public service, throughout the concession period. The Federal Court of Accounts of Brazil (TCU), in the exercise of its constitutional and legal powers, appreciates the regularity and consistency of the feasibility studies, prior to the bidding phase. In order to carry out this task, auditing is the main instrument used, and is characterized as a systematic, objective and impartial process. In addition, standardization of procedures is another desirable feature of the audit, as it enables the use of technical standards, enhances results, and minimizes the possibility of erroneous conclusions about the audited object. In this sense, the present work proposes audit procedures to be used when evaluating feasibility studies of road PPP. To support these procedures, the parametric cost estimation was used as a tool, through which it was sought to statistically evaluate historical data on road investments in Brazil and the operational costs of the current federal highway concessionaires. It was concluded that this tool can be used to obtain tolerance parameters of the main components of the feasibility studies, and thus allows the identification of risks in the object audited by the auditors, minimizing audit risks.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (especialização)—Tribunal de Contas da União, Instituto Serzedello Corrêa, Universidade de Brasília, Centro de Formação de Recursos Humanos em Transportes, 2018. Curso de Especialização em Auditoria de Obras Públicas Rodoviárias.
Aparece na Coleção:Auditoria de Obras Públicas Rodoviárias



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons