Título: | Avaliação dos custos de canteiros de obras rodoviárias de acordo com o Novo Sistema de Custos Referenciais de Obras – SICRO |
Autor(es): | Pereira, Eduardo Afonso Souza |
Orientador(es): | Albuquerque Filho, Luiz Heleno |
Assunto: | Obras públicas Canteiro de obras Orçamento público Sistema de Custos de Obras Rodoviárias (SICRO) |
Data de apresentação: | 2018 |
Data de publicação: | 3-Dez-2018 |
Referência: | PEREIRA, Eduardo Afonso Souza. Avaliação dos custos de canteiros de obras rodoviárias de acordo com o Novo Sistema de Custos Referenciais de Obras – SICRO. 2018. 89 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Auditoria de Obras Públicas Rodoviárias)—Tribunal de Contas da União, Universidade de Brasília, Brasília, 2018. |
Resumo: | O processo de orçamentação é a busca de estimar os custos de um empreendimento. Nesse sentido o Dnit criou o seu Sistema de Custos de Obras Rodoviárias – SICRO. Esse sistema já foi alterado duas vezes e nessa última mudança incluiu metodologia de estimativa de custo para o item canteiro de obras, inexistente nos sistemas vigentes anteriormente. Diante disso, este trabalho visa analisar os custos do canteiro de obras sob a égide desse novo sistema, abordando, inicialmente, o histórico e a evolução dos sistemas de custos implementados pelo Dnit ao longo dos anos, além de uma síntese do funcionamento do SICRO. Em seguida é apresentado as principais inovações e alterações adotadas no novo sistema, dando destaque a essa nova metodologia de definição de custos para o canteiro de obras. Na sequência, aplica-se essa nova modelagem para o cálculo dos custos do canteiro de obras dos 15 (quinze) empreendimentos rodoviários selecionados - discorrendo acerca das premissas e diretrizes consideradas, segundo a nova metodologia do atual sistema. Por fim, são apresentados e analisados os resultados obtidos dessa aplicação com os cálculos pelo novo sistema nas obras selecionadas, de modo que se pôde fazer uma comparação dos custos do canteiro de obras utilizando-se o novo SICRO e o Sicro 2, bem como avaliar a existência de leis de formação da nova metodologia de canteiro de obras para a diferenciação do porte das obras e do valor global dos empreendimentos. Cumpre destacar que o objetivo deste trabalho não é analisar a metodologia ou as premissas originalmente adotadas para o dimensionamento dos canteiros, mas sim avaliar sua influência e variação em orçamentos anteriormente elaborados. |
Abstract: | The budgeting process is the quest to estimate the costs of an enterprise. In this sense, Dnit has created its Cost System for Road Works - SICRO. This system has already been changed twice and in this last change included methodology of cost estimation for the construction site item, nonexistent in systems previously in force. Therefore, this paper aims to analyze the costs of the construction site under the aegis of this new system, approaching, initially, the history and evolution of the cost systems implemented by DNIT over the years, as well as the a synthesis of the SICRO's operation. Then, the main innovations and changes adopted in the new system are presented, highlighting this new costing methodology for the construction site. In sequence, this new model is applied to the calculation of the costs of the construction site of the 15 (fifteen) selected road projects - discussing the premises and guidelines considered, according to the new methodology of the current system. Finally, the resulting results of this application are presented and analyzed with the calculations by the new system in the selected works, so that it was able to make a comparison of the costs of the construction site using the new SICRO and Sicro 2, as well as evaluating the existence of laws for the formation of the new construction site methodology to differentiate the size of the works and the overall value of the projects. It should be noted that the objective of this work is not to analyze the methodology or premises originally adopted for the design of construction sites, but rather to evaluate their influence and variation in previously elaborated budgets. |
Informações adicionais: | Trabalho de Conclusão de Curso (especialização)—Tribunal de Contas da União, Instituto Serzedello Corrêa, Universidade de Brasília, Centro de Formação de Recursos Humanos em Transportes, 2018. Curso de Especialização em Auditoria de Obras Públicas Rodoviárias. |
Aparece na Coleção: | Auditoria de Obras Públicas Rodoviárias
|