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Título: Remuneração variável na contratação de obras rodoviárias
Autor(es): Lima, Diogo Leonardo Rocha de
Orientador(es): Mello, Luiz Guilherme Rodrigues de
Assunto: Regime Diferenciado de Contratações
Obras públicas
Licitação pública
Data de apresentação: 16-Mar-2018
Data de publicação: 3-Dez-2018
Referência: LIMA, Diogo Leonardo Rocha de. Remuneração variável na contratação de obras rodoviárias. 2018. 64 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Auditoria de Obras Públicas Rodoviárias)—Tribunal de Contas da União, Universidade de Brasília, Brasília, 2018.
Resumo: A remuneração variável, estabelecida no artigo 10 da Lei nº 12.462/2011, que instituiu o Regime Diferenciado de Contratações – RDC, é instituto ainda pouco aplicado na execução de obras públicas. A definição de regras de pagamento baseados em desempenho, sendo ele aferido a partir de metas, padrões de qualidade, prazo, critérios de sustentabilidade ambiental, é um desafio diante da cultura consolidada pela Lei 8.666/1993 de se fixar previamente o preço a ser pago. No entanto, apesar de exigir esforço interpretativo em algumas disposições legais e de carecer de reiterada experiência prática para harmonização de potenciais contradições, a remuneração por desempenho pode impulsionar benefícios públicos adicionais e ainda encontra outros mecanismos, como a contratação integrada, para alcançar a maior eficiência pretendida pelo RDC. Ademais, a robusta experiência internacional em utilizar sistemas de pagamento por desempenho na contratação de obras permite examinar conceitos e critérios de aplicação já consagrados nos meios público e privado, o que favorece a curva de aprendizagem das contratações nacionais. Dentre as bases legais para delinear a remuneração variável, destacam-se os padrões de qualidade como fator que atende, concomitantemente, o interesse público em melhorar o nível das obras públicas e a necessidade de redução dos futuros esforços de manutenção, conservação e reconstrução. Nesse propósito, em função de parâmetros reconhecidamente úteis para aferir a qualidade, a interpretação dos normativos aplicáveis permite delinear alguns exemplos de contratação de obras rodoviárias com a utilização de remuneração variável. Conclui-se, ante todo o exposto neste trabalho, que, sob as balizas legais, a utilização de critérios de pagamento por desempenho está alinhada ao princípio constitucional da eficiência, também estabelecido como diretriz do RDC, e tem potencial importante para elevar os resultados das contratações de obras públicas.
Abstract: The variable remuneration, established in article 10 of Law nº 12.462/2011, which instituted the “Regime Diferenciado de Contratações – RDC”, is an institute still little applied in the execution of public constructions. The definition of payment rules based on performance, specified from goals, quality standards, term, environmental sustainability criteria, is a challenge in view of the culture consolidated by the Law nº 8.666/1993, wich establish previously the price to be paid. However, although it requires the interpretative effort in some legal provisions and more practice for harmonizing potential contradictions, performance remuneration can generate additional benefits and there are other mechanisms, such as “contratação integrada”, to achieve a greater efficiency preview by the RDC. In addition, the robust international experience about pay factors in contracting of works, allow the analysis of the concepts and application criteria already established in the public and private sector, which favors the learning curve of contracting. Among legal bases to delineate a variable remuneration, quality standards can to be an important factor to achieve two public interests: improving public works and reduce effort from maintenance, conservation and reconstruction. In this regard, based on parameters known to be useful, the interpretation of regulations allows to describe examples of contracting road works with a variable remuneration. It is concluded, above all, that, under legal terms, the use of pay factors is in accordance with the constitutional principle of efficiency, also established as a guideline of the RDC, and has important potential for contracting of public works.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (especialização)—Tribunal de Contas da União, Instituto Serzedello Corrêa, Universidade de Brasília, Centro de Formação de Recursos Humanos em Transportes, 2018. Curso de Especialização em Auditoria de Obras Públicas Rodoviárias.
Aparece na Coleção:Auditoria de Obras Públicas Rodoviárias



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