Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/21102
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2018_LaurentPhilippePratesReymond_tcc.pdf494,07 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Acolhimento da população LGBTQ+ no Distrito Federal : do primeiro acesso à criação de vínculos
Autor(es): Reymond, Laurent Philippe Prates
Orientador(es): Santos, Carla Targino Bruno dos
Assunto: Gênero - desigualdade
Comunidade LGBT
Discriminação de sexo
Atenção primária à saúde
Data de apresentação: 2018
Data de publicação: 29-Nov-2018
Referência: REYMOND, Laurent Philippe Prates. Acolhimento da população LGBTQ+ no Distrito Federal: do primeiro acesso à criação de vínculos. 2018. 24 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Enfermagem)—Universidade de Brasília, Brasília, 2018.
Resumo: O contexto de saúde da população LGBTQ+, ou Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis e Transexuais, e outras identidades de gênero e orientações sexuais que não heterossexual, reflete uma infinidade de aspectos relacionados ao preconceito, estigma, religiosidade, conservadorismo, que trazem resultados e experiências muitas vezes negativas para essa população, já classificada como vulnerável. Objetivo: Averiguar o processo de acolhimento na atenção primária à saúde e os reflexos das suas particularidades na criação de vínculos sob a ótica da população LGBT do Distrito Federal; Resultados: Os Resultados indicam que pouco mais da metade dos participantes não criaram vínculos com a unidade de saúde baseado no acolhimento e não recomendariam o serviço que receberam para outros usuários; Devido à não adequação de gênero com o sexo biológico ou à identidade/orientação sexual não heteronormativa, tem seus direitos básicos agredidos, e muitas vezes se encontra a margem, desenvolvendo aspectos fortes que impedem ou reduzem o acesso ou criação de vínculos por parte dessa população aos serviços e unidades de saúde. Conclusão: As questões culturais advindas do padrão heterossexual influenciam de modo subjetivo o atendimento provido pelos profissionais da saúde à essa população.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Ciências da Saúde, Departamento de Enfermagem, 2018.
Aparece na Coleção:Enfermagem - Campus Darcy Ribeiro



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons