Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/21097
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2017_NubiaBelotiTeofiloDaVitoria_tcc.pdf256,54 kBAdobe PDFver/abrir
Título: A episiotomia e suas implicações clínicas e éticas no contexto brasileiro : revisão de literatura
Autor(es): Vitória, Nubia Beloti Teófilo da
Orientador(es): Guilhem, Dirce Bellezi
Assunto: Episiotomia
Enfermagem obstétrica
Parto normal
Data de apresentação: 2017
Data de publicação: 26-Nov-2018
Referência: VITÓRIA, Nubia Beloti Teófilo da. A episiotomia e suas implicações clínicas e éticas no contexto brasileiro: revisão de literatura. 2017. 31 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Enfermagem)—Universidade de Brasília, Brasília, 2017.
Resumo: Objetivou-se através deste artigo, traçar um panorama sobre a utilização da episiotomia nas práticas obstétricas a partir das evidências publicadas em periódicos científicos brasileiros. Trata-se de uma revisão integrativa da literatura, realizada nas bases de dados: Literatura Latino Americana e do Caribe em Ciências da Saúde, Scientific Eletronic Library Online e na Base de Dados de Enfermagem, abrangendo artigos publicados entre 2006 e 2016. Dezoito artigos compuseram a amostra final sendo os principais temas abordados: Fatores relacionados ao procedimento, visão das mulheres, atuação da enfermagem obstétrica, aplicação do procedimento, relações de poder profissionais/mulheres e episiotomia seletiva. Concluiu-se que os malefícios da episiotomia de rotina já estão bem estabelecidos e devem encorajar a implementação de uma episiotomia seletiva, que entende os aspectos físicos e emocionais de suas parturientes, além de não interferir maleficamente em seus corpos e assegurar uma assistência de qualidade e livre de riscos desnecessários.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Ciências da Saúde, Departamento de Enfermagem, 2017.
Aparece na Coleção:Enfermagem - Campus Darcy Ribeiro



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons