Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/21096
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2017_CaioCesardeOliveiraCabral_tcc.pdf439,28 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Qualidade de vida dos enfermeiros do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência do Distrito Federal (SAMU DF) : um estudo com WHOQOL-Bref
Outros títulos: Quality of life of nurses of the Mobile Health Urgency of Federal District (SAMU DF) : a study with WHOQOL-Bref
Autor(es): Cabral, Caio Cesar de Oliveira
Orientador(es): Bampi, Luciana Neves da Silva
Assunto: Saúde e trabalho
Enfermeiros - estresse laboral
Qualidade de vida no trabalho
Data de apresentação: 2017
Data de publicação: 26-Nov-2018
Referência: CABRAL, Caio Cesar de Oliveira. Qualidade de vida dos enfermeiros do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência do Distrito Federal (SAMU DF) : um estudo com Whoqol-Bref. 2017. 24 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Enfermagem)—Universidade de Brasília, Brasília, 2017.
Resumo: Objetivou-se conhecer a avaliação de qualidade de vida de enfermeiros do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência do Distrito Federal (SAMU DF) e identificar os domínios que influenciaram positiva e negativamente essa avaliação. Tratou-se de um estudo observacional, descritivo, transversal e quantitativo, realizado com os enfermeiros do SAMU DF, durante o ano de 2016. A população composta por 123 enfermeiros, respondeu a um questionário estruturado para conhecer variáveis sociodemográficas e clínicas e ao World Health Organization Quality Of Life Instrument Bref (WHOQOL-bref) com a finalidade de avaliar a qualidade de vida. Os resultados indicam que em sua maioria, os enfermeiros do SAMU DF são mulheres, casadas, de 20 a 40 anos, sem qualquer vínculo empregatício com outra instituição, com nível acadêmico de especialização. A maioria dos enfermeiros (72,36%) considerou sua qualidade de vida boa ou muito boa e estava satisfeito ou muito satisfeito com sua saúde (65,03%). O domínio Meio ambiente foi o pior avaliado. Observou-se correlação significativa entre os domínios Relações sociais (p= 0,049) e Meio Ambiente (p=0,035) quando comparados à variável sexo. As mulheres avaliaram melhor suas Relações sociais e o Meio ambiente em relação aos homens. Mensurar a QV por meio de instrumentos genéricos fornece um conhecimento inicial que pode orientar futuras pesquisas com objetivo de avaliar as peculiaridades de cada grupo. Os resultados provenientes de estudos sobre QV podem contribuir para o delineamento de estratégias que permitam identificar as dificuldades vivenciadas favorecendo a busca por soluções para os conflitos que incidem na QV dos enfermeiros.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Ciências da Saúde, Departamento de Enfermagem, 2017.
Aparece na Coleção:Enfermagem - Campus Darcy Ribeiro



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons