Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/21095
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2017_RayanneDaSilvaQueiroz_tcc.pdf316,99 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Qualidade de vida no trabalho de enfermeiros de um serviço de atendimento móvel de urgência
Autor(es): Queiroz, Rayanne da Silva
Orientador(es): Bampi, Luciana Neves da Silva
Assunto: Saúde e trabalho
Enfermeiros - estresse laboral
Qualidade de vida no trabalho
Data de apresentação: 2017
Data de publicação: 26-Nov-2018
Referência: QUEIROZ, Rayanne da Silva. Qualidade de vida no trabalho de enfermeiros de um serviço de atendimento móvel de urgência. 2017. 26 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Enfermagem)—Universidade de Brasília, Brasília, 2017.
Resumo: Objetivo: Avaliar a Qualidade de Vida no Trabalho de Enfermeiros do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência do Distrito Federal (SAMU DF). Método: Estudo exploratório, descritivo, transversal e quantitativo. Realizado com uma população de 123 enfermeiros do SAMU DF. Utilizou instrumento específico para coletar dados sociodemográficos e clínicos e o questionário Qualidade de Vida no Trabalho de Enfermeiros (QVTE) para avaliar a qualidade de vida no trabalho (QVT). Os dados foram analisados por meio do Statistical Package for Social Sciences (SPSS). As análises realizadas foram descritivas de frequência, tendência central e dispersão e análises inferenciais e de comparação entre os domínios. Resultados: A população estudada é formada predominantemente por mulheres (74%), com menos de 40 anos (65,1%), casadas (63,5%) e moradoras do DF (78%). A QVT foi considerada mediana (11,52). O domínio melhor avaliado foi Identidade e imagem profissional. Os homens possuem melhor QVT do que as mulheres. Conclusão: O estudo evidenciou aspectos positivos como a boa avaliação da autoimagem e da identidade profissional, trazendo à tona a transformação positiva que a enfermagem vem sofrendo, reconhecendo suas potencialidades e se esforçando para desenvolvê-las. Chama atenção também para as condições de trabalho e questões de gênero no contexto da profissão.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Ciências da Saúde, Departamento de Enfermagem, 2017.
Aparece na Coleção:Enfermagem - Campus Darcy Ribeiro



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons