Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/21077
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2017_AlessandraFerreiraAraujo_tcc.pdf433,55 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Estresse no trabalho dos enfermeiros do serviço de atendimento de urgência móvel do Distrito Federal
Autor(es): Araújo, Alessandra Ferreira
Orientador(es): Bampi, Luciana Neves da Silva
Assunto: Saúde e trabalho
Enfermeiros - estresse laboral
Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU)
Stress ocupacional
Data de apresentação: 2017
Data de publicação: 22-Nov-2018
Referência: ARAÚJO, Alessandra Ferreira. Estresse no trabalho dos enfermeiros do serviço de atendimento de urgência móvel do Distrito Federal. 2017. 19 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Enfermagem)—Universidade de Brasília, Brasília, 2017.
Resumo: Objetivo: Avaliar o estresse no trabalho de enfermeiros do Serviço de Atendimento Móvel de Urgências do Distrito Federal (SAMU DF). Método: Tratou-se de estudo observacional, descritivo, transversal e quantitativo realizado durante o ano de 2016. A população composta por 123 enfermeiros, respondeu a um questionário para conhecer variáveis sociodemográficas e clínicas e a Job Stress Scale, traduzida e validada para uso no Brasil. Resultados: Os resultados indicam que a maioria dos enfermeiros do SAMU DF são mulheres, de 20 a 40 anos, casadas, sem outro vínculo empregatício e com nível acadêmico de especialização. Possuem baixo controle e baixa demanda e estão no quadrante Passivo. As mulheres referem trabalho passivo e alto desgaste, enquanto os homens dividem-se igualmente entre o perfil ativo e passivo com baixo desgaste. Conclusão: O perfil passivo é nocivo à saúde e está relacionado à falta de autonomia, de poder de decisão e de suporte social.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Ciências da Saúde, Departamento de Enfermagem, 2017.
Aparece na Coleção:Enfermagem - Campus Darcy Ribeiro



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons