Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/21063
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2016_CissyKarmemTinazi_tcc.pdf246,65 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Saúde de professores na rede pública de ensino : desafios no processo de inclusão escolar da educação infantil
Autor(es): Tinazi, Cissy Karmem
Orientador(es): Rodrigues, Daniela da Silva
Coorientador(es): Gregorutti, Carolina Cangemi
Assunto: Educação de crianças
Saúde e trabalho
Saúde ocupacional
Professores - saúde
Data de apresentação: 2016
Data de publicação: 21-Nov-2018
Referência: TINAZI, Cissy Karmem. Saúde de professores na rede pública de ensino: desafios no processo de inclusão escolar da educação infantil. 2016. 21 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Terapia Ocupacional)—Universidade de Brasília, Brasília, 2016.
Resumo: O objetivo do estudo foi investigar as principais causas de adoecimento ocupacional dos professores de educação infantil na rede pública de ensino que estão inseridos no processo de inclusão escolar de crianças com necessidades educacionais especiais. Este estudo justifica-se devido à necessidade de modificação na formação destes professores para lidar com o processo de inclusão escolar e ter um profissional da área da saúde como apoio, buscando um entendimento acerca dessa vivência em sala de aula. Tem como base uma investigação metodológica qualitativa com delineamento descritivo, que ocorreu por meio de um Roteiro de Entrevista Semiestruturado, os participantes da amostra são professores da Secretária Educacional do Distrito Federal que atuam na educação infantil de um Jardim de Infância da região administrativa do Gama. Foi utilizado a Análise de Conteúdo do Tipo Categorial e o, software Word Clouds, onde foi possível observar graficamente as informações coletadas nas entrevistas. Obteve-se como resultado deste estudo, a identificação dos principais desafios que os professores enfrentam no processo de inclusão escolar e como isto acarreta consequências em sua saúde. Levantando as reais necessidades e demandas para subsidiar intervenções que contribuam para o bem-estar e saúde desses trabalhadores.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Ceilândia, Curso de Graduação em Terapia Ocupacional, 2016.
Informações de Acesso e Conteúdo: Conteúdo parcialmente disponível. Partes retidas: Resultados e Discussões, Considerações Finais, Referências, Apêndices e Anexos.
Aparece na Coleção:Terapia Ocupacional



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons