Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/21057
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2018_PatriciaNunesBarbosaSoares_tcc.pdf320,19 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Incidentes de segurança relacionados ao gerenciamento organizacional em serviço de emergência
Autor(es): Soares, Patrícia Nunes Barbosa
Orientador(es): Paranaguá, Thatianny Tanferri de Brito
Assunto: Pacientes - segurança
Cuidados médicos - controle de qualidade
Data de apresentação: 25-Jun-2018
Data de publicação: 20-Nov-2018
Referência: SOARES, Patrícia Nunes Barbosa. Incidentes de segurança relacionados ao gerenciamento organizacional em serviço de emergência. 2018. 22 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Enfermagem)—Universidade de Brasília, Brasília, 2018.
Resumo: INTRODUÇÂO: A ocorrência de um incidente resulta em consequências diretas para a organização, profissional e paciente. Muitos estão relacionados aos recursos organizacionais. Conhecer esses incidentes direcionam ações para sua prevenção. OBJETIVO: Estimar prevalência de incidentes de segurança do paciente relacionados aos recursos e gerenciamento organizacionais ocorridos em um serviço hospitalar de emergência. MÉTODO: Estudo transversal, prospectivo, de natureza quantitativa, realizado em um hospital público do Distrito Federal, que integra a Rede de Urgência e Emergência. A fonte de dados desse estudo consistiu no prontuário eletrônico do paciente. Os dados quantitativos foram analisados por meio de estatística descritiva. RESULTADOS: Foram analisadas 65 internações. Um total de 22 pacientes foram expostos aos incidentes relacionados à gestão de recursos organizacionais, estimando prevalência de 33,4% (IC95%: 23,1 - 45,9). O total de incidentes registrados foi de 31, evidenciando ocorrência média de 1,40 (DP: ± 0,66), mínimo de 1 incidente e máximo de 3 incidentes por paciente. Constatou-se que 80,6% foram relacionados à omissão de cuidado. A ocorrência de incidentes relacionados à falta de profissionais de saúde para executarem o cuidado, identificada em 3,22% dos incidentes, reflete a sobrecarga dos profissionais dentro da instituição. CONCLUSÃO: A gestão de recursos organizacionais é a base para uma assistência de qualidade e emerge como exigência para a sustentabilidade do cuidado seguro.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Ciências da Saúde, Departamento de Enfermagem, 2018.
Aparece na Coleção:Enfermagem - Campus Darcy Ribeiro



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons