Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/21056
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2017_NathaliaSilvaBarbosa_tcc.pdf911,39 kBAdobe PDFver/abrir
Título: A capoeira como recurso terapêutico para usuários de CAPS adi
Autor(es): Barbosa, Nathalia Silva
Orientador(es): Gussi, Maria Aparecida
Coorientador(es): Lima, Maria da Glória
Assunto: Exercícios terapêuticos
Oficinas terapêuticas
Data de apresentação: 2017
Data de publicação: 20-Nov-2018
Referência: BARBOSA, Nathalia Silva. A capoeira como recurso terapêutico para usuários de CAPS adi. 2017. 55 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Enfermagem)—Universidade de Brasília, Brasília, 2017.
Resumo: Esta pesquisa busca identificar o potencial da Capoeira como recurso terapêutico para as oficinas realizadas com jovens usuários em tratamento em CAPS adi. Parte do princípio que a utilização da Capoeira como ferramenta de desenvolvimento social é muito abrangente, levando o indivíduo a ter um espaço dentro de um grupo social, vendo a importância do mesmo neste e, seu impacto na sociedade, apresentando políticas públicas de inclusão, acompanhamento e desenvolvimento. Estudo qualitativo, longitudinal e exploratório com profissionais do CAPS adi por meio de Grupo Focal e entrevistas individuais com os profissionais que atenderam jovens que frequentaram a Oficina de Capoeira realizada nesse serviço. A análise dos dados foi feito mediante a transcrição das falas do grupo focal e entrevista e dos diários de campo. Optou-se em realizar uma análise temática de conteúdo, com uso do software de análise de dados Iramuteq. As transcrições foram submetidas ao software separadamente, feito análise dos dados por meio de dois dendogramas gerados e síntese com o produto das análises. Conclui-se a estratégia Oficina de Capoeira é potencialmente um recurso terapêutico uma vez que a roda possibilita a socialização, respeito, obediência de regras, reflexão, expressão corporal, trabalha musicalidade e dança. Também pode se extrair das falas os desejos, anseios e movimento rumo a construção de um CAPS comprometido com os princípios da cidadania, dos direitos humanos e da reforma psiquiátrica.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Ciências da Saúde, Departamento de Enfermagem, 2017.
Aparece na Coleção:Enfermagem - Campus Darcy Ribeiro



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons