Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/21051
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2018_GabryellePereiraDeOliveiraSiqueira_tcc.pdf3,53 MBAdobe PDFver/abrir
Título: Meios de hospedagem convencionais e alternativos : uma releitura conceitual aplicada em Brasília
Autor(es): Siqueira, Gabryelle Pereira de Oliveira
Orientador(es): Aldrigue, Natália de Sousa
Assunto: Meio de hospedagem
Hotelaria
Turismo
Data de apresentação: 4-Jul-2018
Data de publicação: 19-Nov-2018
Referência: SIQUEIRA, Gabryelle Pereira de Oliveira. Meios de hospedagem convencionais e alternativos: uma releitura conceitual aplicada em Brasília. 2018. 91 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Turismo)—Universidade de Brasília, Brasília, 2018.
Resumo: Os meios de hospedagem presentes no mercado atual sofreram com o passar dos anos diversas mudanças, sejam elas sociais, econômicas, políticas e/ou culturais. Considerando que cada tipo de hospedagem reflete diferentes práticas de mercado e expectativas distintas dos turistas, sua tipologia se define a partir de sua estrutura, prestação de serviços e oferta de produtos que caracterizam um alojamento para seus respectivos fins. Surgindo, então, o que denominamos meios de hospedagem “convencionais” e “alternativos”, nomenclatura utilizada na atualidade para designar os meios de hospedagem de acordo com as experiências proporcionadas aos hóspedes, ou seja, aqueles estabelecimentos que possuem um padrão de serviços e produtos desde a sua antiguidade e aqueles que surgiram com uma proposta diferente. Por isso, o objetivo geral desta pesquisa é analisar os conceitos de hospedagem convencional e hospedagem alternativa no cenário atual trazendo exemplos que contextualizam essas definições utilizando como recorte espacial meios de hospedagens em Brasília, pontuando como objetos de estudos os Hotéis e Albergues localizados no centro da cidade. Como metodologia, foi utilizado o método descritivo e observacional através de pesquisa qualitativa exploratória e explicativa. Diagnosticou-se que há uma carência de conceituações sobre os termos “meio de hospedagem convencional” e “meio de hospedagem alternativo” atualmente, fazendo-se necessário suas análises e as suas aplicabilidades para os tipos de estabelecimento. Como conclusão, observou-se que os meios de hospedagem alternativos são aqueles que proporcionam experiências diferenciadas e os convencionais aqueles que ofertam a hospedagem apenas para fins de alojamento, sem propostas inovadoras.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Centro de Excelência em Turismo, 2018.
Aparece na Coleção:Turismo



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons