Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/21048
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2018_NathaliaAlcoforadoCalvet_tcc.pdf671,84 kBAdobe PDFver/abrir
Título: A questão LGBT e o turismo : compromisso sociopolítico versus desenvolvimento da oferta
Autor(es): Calvet, Nathália Alcoforado
Orientador(es): Pena, Luiz Carlos Spiller
Assunto: Turismo
Inclusão social
Comunidade LGBT
Data de apresentação: 6-Jul-2018
Data de publicação: 19-Nov-2018
Referência: CALVET, Nathália Alcoforado. A questão LGBT e o turismo: compromisso sociopolítico versus desenvolvimento da oferta. 2018. 98 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Turismo)—Universidade de Brasília, Brasília, 2018.
Resumo: A segmentação do turismo elaborada por instituições públicas e privadas, que ofertam bens e serviços turísticos gera questionamentos de diferentes ordens. A questão central é que as atividades realizadas pelos turistas, durante todo o ato turístico, estruturam uma divisão que, além da motivação, expressam diferenças nos níveis de acessibilidade (poder aquisitivo),o que interessa ao mercado e aos consumidores, estes últimos identificados com as variantes da oferta e o status que conferem. Por outro lado, o segmento do chamado Turismo Social caracteriza uma exceção, ao passo que propõe uma maneira de fazer turismo associada à necessidade de agregar a toda e qualquer expressão do fazer turístico o sentido de responsável, sustentável e inclusivo. Nesse sentido, o turismo para o segmento LGBT se aproxima das propostas e diretrizes do Turismo Social. Diante dessa constatação o objetivo dessa monografia foi investigar o compromisso sociopolítico presente no desenvolvimento e comercialização da oferta ligada ao segmento LGBT no Brasil, teoricamente justificado em nome da economia e da inclusão social. Desenvolvendo uma pesquisa exploratória e descritiva, com abordagem dedutiva, realizada por meio de levantamento bibliográfico e documental, recorrendo-se a fontes nacionais e internacionais, chegou-se a resultados na investigação que evidenciaram, na prática, que as contribuições sociais e políticas são preteridas, colocadas em segundo plano, em função das oportunidades de negócios que o segmento LGBT pode oferecer.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Centro de Excelência em Turismo, 2018.
Aparece na Coleção:Turismo



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons