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Título: Formação de identidade nacional na Guiné-Bissau
Autor(es): Nhaga, Ghorque Joaquim
Orientador(es): Santos, Mariza Veloso Motta
Assunto: África
Guiné-Bissau
Guiné-Bissau - identidade
Data de apresentação: Mai-2011
Data de publicação: 25-Out-2011
Referência: NHAGA, Ghorque Joaquim. Formação de identidade nacional na Guiné-Bissau. 2011. 74 f. Trabalho de conclusão de curso (Bacharelado em Ciências Sociais)—Universidade de Brasília, Brasília, 2011.
Resumo: Esta dissertação tem por objetivo avaliar os possíveis desdobramentos no fortalecimento na formação da identidade nacional nos países africanos, particularmente da Guiné-Bissau, como País do terceiro mundo, País formado com diversidades étnicas. Por outro lado, visa compreender como se deu esse processo de formação de identidade nacional no velho continente. Para isso, observarei os autores que envolvem os seus estudos na formação da consciência nacional, como característica fundamental no debate do exercício da cidadania no mundo contemporâneo, por meio do relacionamento entre os indivíduos das diversas culturas. A análise deste trabalho contempla o delineamento de alguns aspectos da estrutura organizacional do Estado da Guiné-Bissau, como, o crioulo, português, gastronomia e cultura e outros fatores relevantes nos processos de formação da identidade nacional como país africano. A metodologia da pesquisa utilizada segue dois modelos, revisão da literatura por meio do raciocínio sociológico e utilização de roteiro de entrevista estruturada aberta com os estudantes do Programa de Estudo do Convênio de Graduação (PEC-G) da Universidade de Brasília/UnB. Foram realizadas entrevistas individuais com dezoito alunos dentre os vinte e seis alunos da Guiné-Bissau que estão envolvidos nesse programa. Em conclusão, é de salientar que nos estudos abordados, no que trata da identidade nacional como exercício da cidadania no mundo contemporâneo, como compromisso de qualquer nação hoje, Guiné-Bissau está longe ainda de criar a realidade que contempla o relacionamento do seu povo, falta de vontade política de valorizar a educação como mecanismo de exercício da cidadania.
Informações adicionais: Trabalho de conclusão de curso (graduação)—Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Sociais, Departamento de Sociologia, 2011.
DOI: http://dx.doi.org/10.26512/2011.05.TCC.2104
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