Campo Dublin Core | Valor | Língua |
dc.contributor.advisor | Corrêa, Ana Laura dos Reis | - |
dc.contributor.author | Melo, Priscila Siqueira | - |
dc.identifier.citation | MELO, Priscila Siqueira. Naufrágio das ilusões: uma releitura de Balzac na era digital. 2018. 29 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado e Licenciatura em Letras - Português)—Universidade de Brasília, Brasília, 2018. | pt_BR |
dc.description | Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Instituto de Letras, Departamento de Teoria Literária e Literaturas, 2018. | pt_BR |
dc.description.abstract | Este trabalho busca situar as discussões literárias enfatizadas em Ilusões Perdidas, de Balzac, a partir do antagonismo entre burguesia e aristocracia, bem representado por meio das vivências dos personagens Lucien e Anaïs, nas relações, configurações e contradições suscitadas através da ascensão do mundo digital.
O século XXI é marcado pelo avanço da internet e pela intitulada “Revolução Digital” que trouxe modificações significativas para a vida da sociedade. Conceitos como “influenciadores digitais”, “redes sociais”, “curtidas” e “seguidores” foram inseridos e ressignificados nos ambientes virtuais e reais. Além disso, a criação dos “influenciadores” da era digital acabou por criar uma espécie de ilusão de vida “perfeita” e “livre”, a qual as “pessoas comuns”, ou seja, as influenciadas por estes, almejam e lutam para alcançar. Mas até que ponto a liberdade ostentada por esses indivíduos realmente se mostra eficaz? Seria essa mais uma das características que reforça a visão deformada advinda do capitalismo? Tem-se, neste caso, um exemplo nítido da reificação e do fetichismo? A ligação “humanizadora” que as redes sociais tentam promover seria apenas um reflexo não artístico e banal da sociedade vigente? Pode-se dizer que a realidade do século XXI é uma atualização das descrições de Balzac e que naquela se vivem as mesmas contradições e conflitos internos que os personagens do romance vivenciaram? A vida pública da Sra. de Bargeton pode ser comparada com a “vida pública” experienciada pelos blogueiros da contemporaneidade? Como ocorre a passiva aceitação das deformações psíquicas e morais que muitas vezes são embelezadas pelos influenciadores digitais? E, afinal, qual é o papel da literatura e de outras manifestações artísticas em um mundo fragmentado e submetido às novas formas de alienação? | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject.keyword | Marxismo | pt_BR |
dc.subject.keyword | Balzac, Honoré de, 1799-1850 | pt_BR |
dc.title | Naufrágio das ilusões : uma releitura de Balzac na era digital | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Bacharelado e Licenciatura | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2018-11-14T11:09:10Z | - |
dc.date.available | 2018-11-14T11:09:10Z | - |
dc.date.submitted | 2018 | - |
dc.identifier.uri | http://bdm.unb.br/handle/10483/21015 | - |
dc.language.iso | Português | pt_BR |
Aparece na Coleção: | Letras - Português
|