Campo Dublin Core | Valor | Língua |
dc.contributor.advisor | Barbosa, Adriana de Fátima | - |
dc.contributor.author | Oliveira, Ludmila Ribeiro de | - |
dc.identifier.citation | OLIVEIRA, Ludmila Ribeiro de. As Três Marias, Rachel de Queiroz: Maria Augusta, a questão feminina do modernismo à contemporaneidade. 2018. 30 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Letras Português)—Universidade de Brasília, Brasília, 2018. | pt_BR |
dc.description | Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Instituto de Letras, Departamento de Teoria Literária e Literaturas, 2018. | pt_BR |
dc.description.abstract | O século XX foi uma época de grandes transformações para o Brasil. As
mudanças políticas, econômicas e sociais do país foram consequências do
desenvolvimento industrial e comercial que estavam ganhando cada vez mais
espaço no país. Foi nesse cenário de “caos” e reorganização social que a
modernidade ia ganhando seu espaço, os movimentos artísticos da época
buscavam problematizar a antiga organização social em busca de uma nova,
organização esta que pretendia dar protagonismo aos que antes eram
marginalizados ou esquecidos. Uma sociedade de organização patriarcal, como
era o Brasil da época, que educava mulheres para serem donas de casa e mães
de famílias, sempre submissas aos seus maridos, se via em uma “revolução”,
onde a mulher quer passar a ser protagonista de sua própria história, sem
necessariamente viver à sombra de um homem. É nessa busca por sua
independência que a mulher brasileira começa a se questionar sobre, e continua
descobrindo, qual é o seu papel na sociedade. | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject.keyword | Feminismo | pt_BR |
dc.subject.keyword | Modernismo (Literatura) | pt_BR |
dc.title | As Três Marias, Rachel de Queiroz : Maria Augusta, a questão feminina do modernismo à contemporaneidade | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Bacharelado | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2018-11-14T10:43:16Z | - |
dc.date.available | 2018-11-14T10:43:16Z | - |
dc.date.submitted | 2018 | - |
dc.identifier.uri | http://bdm.unb.br/handle/10483/21014 | - |
dc.language.iso | Português | pt_BR |
dc.description.abstract1 | The 20th century was a time of great changes for Brazil. The country’s political,
economic and social changes were consequences of the manufacturing and
commercial development which were gaining more space in the country. It was
in this “chaos” and social reorganization scene where modernity was gaining its
space, the artistic movements of that time sought to problematize the ancient
social organization searching for a new one, one that intended to give the
spotlight to those who were marginalized or forgotten before. A patriarcal
organization society, as was Brazil at that time, that educated women to be
housewives and matrons, always submissive to their husbands, was caught in a
“revolution”, where the woman wants to star their own story without necessarily
living in the shadow of a man. It is in this quest for their independence that the
Brazilian woman starts questioning about, and keeps finding out, what’s her role
in society. | pt_BR |
Aparece na Coleção: | Letras - Português
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