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dc.contributor.advisorBarbosa, Adriana de Fátima-
dc.contributor.authorOliveira, Ludmila Ribeiro de-
dc.identifier.citationOLIVEIRA, Ludmila Ribeiro de. As Três Marias, Rachel de Queiroz: Maria Augusta, a questão feminina do modernismo à contemporaneidade. 2018. 30 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Letras Português)—Universidade de Brasília, Brasília, 2018.pt_BR
dc.descriptionTrabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Instituto de Letras, Departamento de Teoria Literária e Literaturas, 2018.pt_BR
dc.description.abstractO século XX foi uma época de grandes transformações para o Brasil. As mudanças políticas, econômicas e sociais do país foram consequências do desenvolvimento industrial e comercial que estavam ganhando cada vez mais espaço no país. Foi nesse cenário de “caos” e reorganização social que a modernidade ia ganhando seu espaço, os movimentos artísticos da época buscavam problematizar a antiga organização social em busca de uma nova, organização esta que pretendia dar protagonismo aos que antes eram marginalizados ou esquecidos. Uma sociedade de organização patriarcal, como era o Brasil da época, que educava mulheres para serem donas de casa e mães de famílias, sempre submissas aos seus maridos, se via em uma “revolução”, onde a mulher quer passar a ser protagonista de sua própria história, sem necessariamente viver à sombra de um homem. É nessa busca por sua independência que a mulher brasileira começa a se questionar sobre, e continua descobrindo, qual é o seu papel na sociedade.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subject.keywordFeminismopt_BR
dc.subject.keywordModernismo (Literatura)pt_BR
dc.titleAs Três Marias, Rachel de Queiroz : Maria Augusta, a questão feminina do modernismo à contemporaneidadept_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Bachareladopt_BR
dc.date.accessioned2018-11-14T10:43:16Z-
dc.date.available2018-11-14T10:43:16Z-
dc.date.submitted2018-
dc.identifier.urihttp://bdm.unb.br/handle/10483/21014-
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.description.abstract1The 20th century was a time of great changes for Brazil. The country’s political, economic and social changes were consequences of the manufacturing and commercial development which were gaining more space in the country. It was in this “chaos” and social reorganization scene where modernity was gaining its space, the artistic movements of that time sought to problematize the ancient social organization searching for a new one, one that intended to give the spotlight to those who were marginalized or forgotten before. A patriarcal organization society, as was Brazil at that time, that educated women to be housewives and matrons, always submissive to their husbands, was caught in a “revolution”, where the woman wants to star their own story without necessarily living in the shadow of a man. It is in this quest for their independence that the Brazilian woman starts questioning about, and keeps finding out, what’s her role in society.pt_BR
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