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Campo Dublin CoreValorLíngua
dc.contributor.advisorSilva, Ana Cláudia da-
dc.contributor.authorSouza, Regina Lemos de-
dc.identifier.citationSOUZA, Regina Lemos de. Nova leitura de Lobato. 2015. 32 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Letras - Língua Portuguesa e Respectiva Literatura)—Universidade de Brasília, Brasília, 2015.pt_BR
dc.descriptionTrabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Instituto de Letras, Departamento de Teoria Literária e Literaturas, 2015.pt_BR
dc.description.abstractEsse estudo pretende analisar duas obras de Monteiro Lobato, As Caçadas de Pedrinho e Histórias de Tia Nastácia, com o intuito de afirmar a potência criativa do autor e problematizar as estruturas e passagens de cunho racista em âmbito institucional e cultural. Levanta também a necessidade da permanência dessas obras no ambiente escolar atreladas à crítica e discussão. Salienta, por fim, a importância da representação do povo Negro como agentes de suas histórias, assim como são, para uma possível desconstrução de estereótipos já naturalizados na educação brasileira.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subject.keywordEducação de criançaspt_BR
dc.subject.keywordRacismopt_BR
dc.subject.keywordNegros na literaturapt_BR
dc.titleNova leitura de Lobatopt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Licenciaturapt_BR
dc.date.accessioned2018-11-13T11:17:06Z-
dc.date.available2018-11-13T11:17:06Z-
dc.date.submitted2015-
dc.identifier.urihttp://bdm.unb.br/handle/10483/21007-
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.description.abstract1This study intends to analyze two books of Monteiro Lobato literary work, As Caçadas de Pedrinho and Histórias de Tia Nastácia, in order to confirm the creative power of the author and to problematize the racist passagens and the structures in a institucional and cultural level. It also raises the necessity of permanence of these literary works in the school environment attached to criticism and discussion. Finally, it stresses the importance of black people's representation as agents of their own stories, as they are, in order to be a possible deconstruction of stereotypes already naturalized in brazilian education.pt_BR
Aparece na Coleção:Letras - Português



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