Campo Dublin Core | Valor | Língua |
dc.contributor.advisor | Silva, Ana Cláudia da | - |
dc.contributor.author | Souza, Regina Lemos de | - |
dc.identifier.citation | SOUZA, Regina Lemos de. Nova leitura de Lobato. 2015. 32 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Letras - Língua Portuguesa e Respectiva Literatura)—Universidade de Brasília, Brasília, 2015. | pt_BR |
dc.description | Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Instituto de Letras, Departamento de Teoria Literária e Literaturas, 2015. | pt_BR |
dc.description.abstract | Esse estudo pretende analisar duas obras de Monteiro Lobato, As Caçadas de
Pedrinho e Histórias de Tia Nastácia, com o intuito de afirmar a potência criativa do autor
e problematizar as estruturas e passagens de cunho racista em âmbito institucional e
cultural. Levanta também a necessidade da permanência dessas obras no ambiente escolar
atreladas à crítica e discussão. Salienta, por fim, a importância da representação do povo
Negro como agentes de suas histórias, assim como são, para uma possível desconstrução
de estereótipos já naturalizados na educação brasileira. | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject.keyword | Educação de crianças | pt_BR |
dc.subject.keyword | Racismo | pt_BR |
dc.subject.keyword | Negros na literatura | pt_BR |
dc.title | Nova leitura de Lobato | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Licenciatura | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2018-11-13T11:17:06Z | - |
dc.date.available | 2018-11-13T11:17:06Z | - |
dc.date.submitted | 2015 | - |
dc.identifier.uri | http://bdm.unb.br/handle/10483/21007 | - |
dc.language.iso | Português | pt_BR |
dc.description.abstract1 | This study intends to analyze two books of Monteiro Lobato literary work, As Caçadas
de Pedrinho and Histórias de Tia Nastácia, in order to confirm the creative power of the
author and to problematize the racist passagens and the structures in a institucional and
cultural level. It also raises the necessity of permanence of these literary works in the
school environment attached to criticism and discussion. Finally, it stresses the
importance of black people's representation as agents of their own stories, as they are, in
order to be a possible deconstruction of stereotypes already naturalized in brazilian
education. | pt_BR |
Aparece na Coleção: | Letras - Português
|