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2018_BrunaDeSouzaMoreno_tcc.pdf1,16 MBAdobe PDFver/abrir
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Campo Dublin CoreValorLíngua
dc.contributor.advisorRodrigues, Ulisdete Rodrigues de Souza-
dc.contributor.authorMoreno, Bruna de Sousa-
dc.identifier.citationMORENO, Bruna de Souza. Ensino bilíngue em Brasília: uma visão panorâmica da aquisição de L2. 2018. 59 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Letras Português) — Universidade de Brasília, Brasília, 2018.pt_BR
dc.descriptionTrabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Instituto de Letras, Departamento de Linguística, Português e Línguas Clássicas, 2018.pt_BR
dc.description.abstractO tema do presente trabalho é o ensino bilíngue— Português e Inglês— e suas extensões na fala e na escrita de jovens no cenário brasiliense. O objetivo precípuo é observar e analisar as características do ensino bilíngue em uma escola privada do Plano Piloto, sendo o foco a turma de sétimo ano do ensino fundamental. A pesquisa localiza-se nas interfaces Sociolinguística e Aquisição de Linguagem, e a sua metodologia elementar é composta de coleta de dados bibliográfica e de campo (observação, anotações e entrevista). Foram observadas as práticas de ensino em uma segunda língua, feitas entrevistas gravadas e, por conseguinte, todos esses elementos foram analisados por meio da interface sociolinguística e aquisição da linguagem. O referencial teórico foi dado, entre outras, pelas obras de Chomsky, Saussure, Fisher e Bloomfield. A conclusão alcançada foi a de que o ensino bilíngue no Brasil precisa focalizar mais detidamente em estratégias específicas de ensino para L2, na preparação de professor e na interação entre os alunos, uma vez que, quase sempre, o único local em que o estudante conviverá com a língua inglesa será a escola. Além disso, a Língua Portuguesa, que representará as outras instâncias e contextos da vida desses estudantes, exercerá uma força centrípeta em relação ao Inglês em termos de influências e interferências, como as análises apontaram neste estudo.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subject.keywordSociolinguísticapt_BR
dc.subject.keywordAquisição da segunda línguapt_BR
dc.titleEnsino bilíngue em Brasília : uma visão panorâmica da aquisição de L2pt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Licenciaturapt_BR
dc.date.accessioned2018-11-13T10:05:26Z-
dc.date.available2018-11-13T10:05:26Z-
dc.date.submitted2018-
dc.identifier.urihttp://bdm.unb.br/handle/10483/21004-
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.description.abstract1The theme of this present work is the bilingual education— Portuguese and English— and its extensions in speech and writing of teenagers found in the brasiliense scenario. The initial purpose is to observe and analyze the characteristics of bilingual education in a private school in Plano Piloto being the focus its seventh grade of the elementary school. The research comprehends Sociolinguistic and Language Acquisition interfaces, being its main methodology composed by bibliographic and field data collect (observation, notes and interview). It was observed teaching practices through a second language, recorded interviews and, therefore, all of these elements were analyzed through a sociolinguistic interface and through language acquisition. The theoretical reference used, among others, was taken from the research of Chomsky, Saussure, Fisher and Bloomfield. The conclusion achieved was that the bilingual education in Brazil demands more focalization in specific strategies of second language education, in the preparation of teachers and in the interaction between students, once, often, the only ambient in which the student will be able to practice English is the school. Furthermore, Portuguese that will represent the other instances and contexts of the life of these students, will exercise a centripetal force in relation to English in terms of influences and interferences, as the analysis presented in this research.pt_BR
dc.identifier.doihttp://dx.doi.org/10.26512/2018.TCC.21004-
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