Campo Dublin Core | Valor | Língua |
dc.contributor.author | Lemes, Caio Adriano Oliveira | - |
dc.identifier.citation | LEMES, Caio Adriano Oliveira. Explorando a multimodalidade em sala de aula a partir do gênero crônica. [2018]. 9 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Letras - Língua Portuguesa e Respectiva Literatura)—Universidade de Brasília, Brasília, 2018. | pt_BR |
dc.description | Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Instituto de Letras, 2018. | pt_BR |
dc.description.abstract | Este trabalho abordará questões relacionadas à multimodalidade da linguagem, a partir de uma observação de experiência de sala de aula na Educação Básica, na qual, tendo como base o gênero crônica, os estudantes produziram textos multimodais, explorando múltiplas semioses. A organização do trabalho pedagógico em torno dos gêneros (BAKHTIN, 1997) é sustentada há décadas por documentos oficiais, tais como os Parâmetros Curriculares Nacionais (BRASIL, 1997). Também são significativas as contribuições pedagógicas advindas de pesquisas acadêmicas que, influenciadas por diferentes modos de se comunicar e interagir na sociedade contemporânea, dedicam-se à abordagem de gêneros multimodais e multimidiáticos. Na atualidade, com a acessibilidade tecnológica, não há mais o predomínio de gêneros em que se utiliza apenas a linguagem verbal; agora os gêneros são caracterizados por um estilo de linguagem repleto de sons, imagens (estáticas e em movimento), recursos tecnológicos e midiáticos, que não nos permite mais analisá-los apenas com foco na linguagem verbal. Nos gêneros multimodais é preciso uma análise das várias semioses (palavra, imagem, som etc.), para um real e completo entendimento do que o texto dialoga com seu interlocutor. O objetivo da análise, em sala de aula, da multimodalidade nos gêneros contemporâneos é que os estudantes, com o aporte na pedagogia dos multiletramentos críticos (COPE, B.; KALANTZIS, M., 2013; ROJO, R., 2012), possam desenvolver habilidades necessárias não só ao consumo, mas também à produção de conteúdos, tornando-se, assim, leitores críticos do mundo em que vivem. A experiência de sala de aula aqui retratada terá como foco a crônica, uma vez que seu estudo é indicado, no Currículo em Movimento da Educação Básica da Secretaria de Educação do Distrito Federal, para estudantes do Fundamental II. Essa experiência mostrará que, ainda que seja um gênero "canônico", os estudantes, tendo como base o estudo dos elementos estáveis desse gênero e o apoio de recursos tecnológicos, "repaginaram" a crônica, apresentando-a como um gênero multimodal. | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject.keyword | Multiletramentos | pt_BR |
dc.subject.keyword | Crônicas brasileiras | pt_BR |
dc.title | Explorando a multimodalidade em sala de aula a partir do gênero crônica | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Licenciatura | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2018-11-12T14:42:04Z | - |
dc.date.available | 2018-11-12T14:42:04Z | - |
dc.date.submitted | 2018 | - |
dc.identifier.uri | http://bdm.unb.br/handle/10483/21002 | - |
dc.language.iso | Português | pt_BR |
Aparece na Coleção: | Letras - Português
|