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Título: Carolina Maria de Jesus e Conceição Evaristo : a realidade da favela em forma de literatura
Autor(es): Siqueira, Ana Carolina Ramos
Orientador(es): Lima, Omar da Silva
Assunto: Escritoras
Mulheres e literatura
Mulheres negras
Data de apresentação: 2015
Data de publicação: 12-Nov-2018
Referência: SIQUEIRA, Ana Carolina Ramos. Carolina Maria de Jesus e Conceição Evaristo: a realidade da favela em forma de literatura. 2015. 23 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Letras - Língua Portuguesa e Respectiva Literatura)—Universidade de Brasília, Brasília, 2015.
Resumo: Carolina Maria de Jesus e Conceição Evaristo são as autoras abordadas neste texto. As publicações Quarto de despejo: diário de uma favelada, de Carolina Maria e os contos de Conceição Evaristo: “Zaita Esqueceu de Guardar os Brinquedos”, " Di Lixão", "Maria" e "Ana Davenga" são relacionados dentro de tópicos que abrangem temas da realidade comum nas favelas/comunidades. Situações que permeiam o cotidiano de mulheres, negras, mães solteiras e a violência são fatos comuns às obras das duas autoras, apesar de suas publicações terem mais de 40 anos de diferença. A fonte de renda e meio de sobrevivência, diante do abandono do parceiro e as obrigações de mãe e dona de casa, são questões fundamentais a serem pontuadas, pois é a reestruturação do lar, de onde saem todas as outras questões relacionadas a problemas afetivos, indignação pelo abandono (geralmente do pai) e projeções para a vida adulta/futuro. A maternidade é representada por Carolina Maria e a personagem "Maria". Ambas buscam o bem estar dos filhos e pensam no seu futuro, principalmente no que irão comer, se estão com frio e a preocupação com os estudos. A favela e a violência tem presença frequente no livro de Carolina Maria em forma de brigas corporais, geralmente por motivos amorosos, ciúmes, traição ou intrigas entre vizinhos. Já nos contos de Conceição Evaristo, a violência é sangrenta. Criança morre em tiroteio, mãe é linchada até a morte enquanto volta do trabalho e um filho fica órfão sabendo quem foi o assassino de sua mãe, mas sem querer denunciá-lo, por raiva dela. Carolina Maria de Jesus e a personagem Ana Davenga trazem a discussão acerca do papel da mulher negra na sociedade. O machismo, o sexismo e a construção da mulher diante das modificações sociais e da realidade alterada desde a época da escravidão, onde a mulher era objeto do homem, e agora, onde ela se reestabelece socialmente, ocupando seu lugar igualitário e sem preconceitos.
Abstract: Carolina Maria de Jesus and Conceição Evaristo are the authors discussed in the text. Publications Quarto de despejo: diário de uma favelada, of Carolina Maria and the tales of Conceição Evaristo: "Zaita esqueceu de guardar dos brinquedos", "Di Lixão", "Maria" and "Ana Davenga" are related within topics cover topics of common reality in the slums / communities. Situations that permeate the daily life of women, black, single mothers and violence are common facts to the works of two authors, despite their publications have more than 40 years apart. The source of income and means of survival, before the partner's abandonment and mother obligations and homemaker, are key issues to be punctuated as it is the restructuring of the home, from where all other issues related to emotional problems, outrage by abandoning (usually the father) and projections for adult / future life. Motherhood is represented by Maria Carolina and the character "Maria". Both seek the welfare of children and think of their future, especially when it will eat if they're cold and concern for the studies. The slum and violence has frequent presence in the book of Carolina Maria-shaped fist-fights, usually for loving reasons, jealousy, betrayal and intrigues between neighbors. Already in the tales of Conceição Evaristo, violence is bloody. Child dies in shootout mother is lynched to death while returning from work and a child is orphaned knowing who the murderer of his mother, but not wanting to report it for her anger. Carolina Maria de Jesus and the character Ana Davenga bring the discussion on the role of black women in society. The machismo, sexism and construction woman on the social changes and altered reality since the time of slavery, where the woman was a man of the object, and now, where it socially restores, taking his equal and unprejudiced place.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Instituto de Letras, Departamento de Teoria Literária e Literatura, 2015.
Aparece na Coleção:Letras - Português



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