Campo Dublin Core | Valor | Língua |
dc.contributor.author | Rodrigues, Fabiana Musa | - |
dc.identifier.citation | RODRIGUES, Fabiana Musa. Emprego da vírgula: uma proposta de ensino para alunos do 5º ano do ensino fundamental. 2018. 56 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Língua Portuguesa e Respectiva Literatura)—Universidade de Brasília, Brasília, 2018. | pt_BR |
dc.description | Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Instituto de Letras, Departamento de Linguística, Línguas Clássicas e Português, 2018. | pt_BR |
dc.description.abstract | O presente trabalho tem como objetivo investigarse os alunos do 5º ano doEnsino Fundamentalconseguem compreender algumas regras para o emprego da vírgulana língua escrita.Foi utilizada como base bibliográfica a teoria da aprendizagem conforme exposto por Ana Maria Lakomy(2014)e Fernanda Ostermann& Cláudio José de Holanda Cavalcanti (2011), Dificuldades de aprendizagem: um olhar psicopedagógico, de Daniela Leal & Makeliny Oliveira Gomes Leal (2012), As contribuições de John Lucke no pensamento educacional contemporâneo, de Teresa Kasuko Teruya, Moderna Gramática Portuguesa, de Evanildo Bechara (2009), Gramática normativa da língua portuguesa, de Rocha Lima (2011), Guia de acentuação e pontuação em português brasileiro, de Celso Ferrarezi Junior (2018) e A utilização da vírgula: uma questão de conhecimento linguístico ou de prosódia?, de Andreia Sofia Rodrigues Pereira (2016). A pesquisa desenvolvida foi qualitativa, e aconteceu durante o segundo semestre do ano de 2017, com alunos de 5º ano do Ensino Fundamentalde uma escola de rede pública de Planaltina –DF.A pesquisa foi dividida em duas partes: a primeira, os alunos fizeram uma produção de texto sem uma explicação prévia e a segunda, foi dada uma aula sobre três regras para o uso da vírgula (aposto explicativo, deslocamento de adjunto adverbial e termos da mesma função sintática por coordenação) e após fizeram outra produção de texto, para serem analisadas.Durante a pesquisa foi percebido que os alunos do 5º ano do ensino fundamental, possuem muitas dificuldades na compreensão das regras dos termos selecionados (aposto e deslocamento de adjunto adverbial), porém demonstraram entender a regra para as orações coordenadas. | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject.keyword | Distúrbios da aprendizagem | pt_BR |
dc.subject.keyword | Acentos e acentuação | pt_BR |
dc.subject.keyword | Língua portuguesa - gramática | pt_BR |
dc.title | Emprego da vírgula : uma proposta de ensino para alunos do 5º ano do ensino fundamental | pt_BR |
dc.title.alternative | The teaching of the use of the comma for the students of the 5th year of elementary school | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Licenciatura | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2018-11-09T14:04:31Z | - |
dc.date.available | 2018-11-09T14:04:31Z | - |
dc.date.submitted | 2018 | - |
dc.identifier.uri | http://bdm.unb.br/handle/10483/20989 | - |
dc.language.iso | Português | pt_BR |
dc.contributor.advisorco | Lunguinho, Marcus Vinícius da Silva | - |
dc.description.abstract1 | The present work aims to investigate if the students of the 5th grade of Elementary School can understand some rules for the use of comma in written language. Learning disabilities: a psycho-pedagogical view, by Daniela Leal & Makeliny Oliveira Gomes Leal (2012), used as a bibliographical basis is the learning theory as presented by Ana Maria Lakomy (2014) and Fernanda Ostermann & Cláudio José de Holanda Cavalcanti , The Contributions of John Lucke in Contemporary Educational Thought, by Teresa Kasuko Teruya, Moderna Gramática Portuguesa, by Evanildo Bechara (2009), Grammar normative of the Portuguese language, by Rocha Lima (2011), Guide of accentuation and punctuation in Brazilian Portuguese, Celso Ferrarezi Junior (2018) and The use of comma: a question of linguistic knowledge or prosody ?, Andreia Sofia Rodrigues Pereira (2016). The research developed was qualitative, and happened during the second semester of 2017, with students of 5th year of elementary school of a public school in Planaltina - DF. The research was divided into two parts: first, the students did a text production without a previous explanation and the second, was given a class on three rules for the use of comma (explanatory wording, adverbial adjunct displacement and terms of the same syntactic function by coordination) and after they did another text production, to be analyzed. During the research it was noticed that the students of the fifth year of elementary school have many difficulties in understanding the rules of the selected terms (wager and adverbial adjunct displacement), but they demonstrated to understand the rule for coordinated sentences. | pt_BR |
Aparece na Coleção: | Letras - Português
|