Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/20985
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2018_JorgeEustaquioAraujo_MatheusCarvalhoDeJesus_tcc.pdf4,78 MBAdobe PDFver/abrir
Título: Estudo do impacto das águas pluviais no sistema de tratamento de esgotos da ETE Sul Brasília
Autor(es): Araújo, Jorge Eustáquio de Miranda
Jesus, Matheus Carvalho de
Orientador(es): Netto, Oscar de Moraes Cordeiro
Assunto: Drenagem
Águas residuais - purificação
Data de apresentação: 19-Set-2018
Data de publicação: 9-Nov-2018
Referência: ARAÚJO, Jorge Eustáquio de Miranda; JESUS, Matheus Carvalho de. Estudo do impacto das águas pluviais no sistema de tratamento de esgotos da ETE Sul Brasília. 2018. 81 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Engenharia Civil)—Universidade de Brasília, Brasília, 2018.
Resumo: Este trabalho teve como objetivo analisar aspectos do sistema separador absoluto no âmbito da drenagem pluvial da cidade de Brasília, com base no estudo de caso da Estação de Tratamento de Esgotos Brasília Sul. O estudo foi seccionado em duas etapas. Na primeira etapa, foram selecionadas oito chuvas de amostragem, para avaliar o comportamento das interconexões drenagem-esgoto por meio de parâmetros de análise para quantificar a extensão do fenômeno. Avaliando-se os resultados dos parâmetros analisados, foi observado se a ETEB Sul realmente sofre com um aumento da carga e opera acima de sua capacidade nos eventos chuvosos, caso isso fosse observado, seria evidente a existência das ligações clandestinas na rede de esgoto da cidade, ligações estas que fazem o sistema de tratamento da cidade não operar como foi concebido. Constatado o problema das interconexões drenagem-esgoto, foi dado início à segunda etapa, em que foi realizado um estudo para avaliar os impactos operacionais e sobre os custos na ETEB Sul, considerando os principais fatores (consumo de energia elétrica, produtos químicos, manutenção e mão de obra), concebendo-se a proposição de uma alternativa viável para contribuir na solução do problema em questão.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Tecnologia, Departamento de Engenharia Civil e Ambiental, 2018.
Aparece na Coleção:Engenharia Civil



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons